Águeda é Natal é fenómeno de sucesso

Águeda despede-se do Natal com balanço “muito positivo” de um evento “marcante” e que cativou a atenção – mediática e não só – de milhares de pessoas, que encheram as ruas. Um “verdadeiro fenómeno”, como foi apelidado durante este período por jornalistas e visitantes.

Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, foi notório o impacto que esta iniciativa teve pelo movimento nas ruas e na atividade comercial. “Este evento, tal como o AgiÁgueda no verão, a que associamos ainda a Campanha Compre em Águeda, tem como grande propósito dinamizar o nosso comércio, ao mesmo tempo que promovemos o concelho, objetivos que foram conseguidos e superados”, disse, aproveitando para agradecer a todos os que contribuíram para que este evento se torne cada vez uma maior referência regional, nacional e internacional.

Águeda é, defende, “um concelho que promove e guarda milhares de sorrisos”, visíveis nas crianças e adultos, de todo o país e de outras latitudes, nomeadamente Espanha, que levam “memórias felizes” dos dias vividos em Águeda. Recordações amplamente partilhadas entre amigos e nas redes sociais, com o Maior Pai Natal do Mundo e as ruas com os guarda-chuvas cintilantes entre as imagens mais instagramáveis do momento.

Os dois “maiores” ícones desta época em Águeda, o Menor e Maior Pai Natal do Mundo, cativam o interesse dos visitantes que acentuavam um “ahhhh” pelo acender das luzes. Um entusiasmo replicado todos os dias, que se associou um programa diversificado de atividades, que englobou as áreas cultural, desportiva e lúdica.

Este ano, o maior Pai Natal, com os seus 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s, teve a “companhia” de uma banda de Natal, com renas e algumas decorações alusivas à época, entre as quais uma árvore com 8 metros de altura, decorada por um grupo informal de crocheteiras de Águeda.

“Cidade maravilhosa e acolhedora”; “encantador”; “lindo demais”. Foram alguns dos comentários que os internautas fizeram sobre o “Águeda é Natal”. Para um dos visitantes, Águeda apresentou uma “excelente dinamização. Todas as ruas enfeitadas e o espírito natalício em cada esquina”.

As várias ruas da cidade iluminadas e decoradas com os famosos guarda-chuvas, o encanto natalício no Parque Municipal de Alta Vila, o Mercadinho de Natal, as várias atividades que decorreram no Centro de Artes de Águeda ou na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, sem esquecer o desporto, com a caminhada de Natal, e o comboio histórico do Vouga foram muitas outras atividades que marcaram o calendário deste evento.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou alguns indicadores que confirmam o “enorme sucesso” do evento, mensurável pelo fluxo de milhares de pessoas nas ruas, “bem notório e visível por todos”, e pelo impacto mediático e económico. “Registámos um aumento de pessoas no Posto de Turismo de Águeda – superior em mais de 35% em novembro face a 2022, a que podemos adicionar o facto de termos registo de que, principalmente ao fim de semana, as caixas multibanco da cidade esgotaram, por diversas vezes, o dinheiro disponível”, declarou, sublinhando que são referências que permitem “extrapolar um crescimento no fluxo de visitantes muito superior ao do ano passado”.

A magia e encanto atraíram também a atenção de diversos órgãos de comunicação social, tanto locais como nacionais e até internacionais. Entre eles, particular destaque para SIC e RTP, que fizeram diretos para programas informativos e de entretenimento, bem como destacaram o Águeda é Natal em programas temáticos de fim de semana.

Para o Município de Águeda, a aposta em eventos culturais e desportivos, “com o intuito de promover o nosso concelho mostrando o que de melhor se faz ao nível associativo, nas áreas culturais e desportivas e na nossa gastronomia são para continuar”, concluiu Edson Santos.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais