A cidade de Anadia foi “invadida”, no passado dia 21 de março, pela Poesia, com dezenas de alunos e professores, oriundos da Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola Básica de Vilarinho do Bairro, da Escola Profissional de Anadia e do Colégio Nossa Senhora da Assunção, a percorrerem as principais ruas da cidade, distribuindo marcadores de livros, interagindo assim com a população em geral, sensibilizando assim a comunidade anadiense para a importância da poesia.
A iniciativa culminou na Praça do Município, para onde convergiram os jovens, tendo participado num espetáculo com momentos musicais protagonizados pelos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Escola Básica e Secundária de Anadia e pela Escola Profissional de Anadia.
Na ocasião, a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, deu as boas vindas a todos os presentes, tendo, na sua intervenção, realçado a importância da comemoração do Dia Mundial da Poesia, sublinhando ainda o regresso desta atividade à Praça do Município, após um período devido à pandemia, dando assim uma outra vida e colorido ao centro cívico da cidade.
De referir ainda que as árvores localizadas na Praça do Município foram decoradas com mensagens alusivas à efeméride. Esta ação decorreu, no âmbito da atividade “A Poesia anda nas ruas de Anadia”, desenvolvida pela Rede de Bibliotecas de Anadia, que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Poesia e sensibilizar a comunidade para a importância e beleza deste género literário.
O Dia Mundial da Poesia foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999. Comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.