A Câmara Municipal da Mealhada assinou, no passado dia 11, um protocolo de colaboração com as administrações dos portos de Aveiro (APA) e da Figueira da Foz (APFF) para a realização de um estudo que visa a definição do modelo de gestão da Plataforma Logística na Pampilhosa.
O protocolo, assinado à margem do Seminário “Portos de Aveiro e da Figueira da Foz – alavancas da economia regional”, que decorreu no Luso, visa promover a realização de estudo para definir modelo de Plataforma Logística na Pampilhosa, a sua forma exploração, gestão e entidade gestora.
Adianta ainda que “o estudo do modelo de definição será submetido à aprovação de ambas as partes, no prazo de seis meses contados a partir da sua contratação. Encontrando-se definido o modelo de plataforma logística, as partes promoverão o desenvolvimento do estudo da sua exploração e gestão, o qual deverá ser submetido à sua aprovação no prazo de um ano. Os custos associados à elaboração dos referidos estudos serão suportados pelas três entidades em partes iguais.”
O Município da Mealhada e os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz defendem a implementação da Plataforma logística rodoferroviária da Pampilhosa. “A intermodalidade rodoferroviária assume-se, cada vez mais, como um fator de competitividade no setor logístico, e a APA, S.A. e a APFF, S.A. têm manifesto interesse em reforçar as suas ligações ferroviárias”, assumem as administrações dos referidos portos.
O ministro das Infraestruturas homologou o protocolo referindo que este “assume-se como um compromisso audacioso no caminho que liga os portos ao território e à economia do país”.
Também Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, saudou o “trabalho sério e prospetivo” da Câmara Municipal da Mealhada e dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.