A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai reforçar o apoio financeiro ao Conservatório de Música da Bairrada Escola de Artes da Bairrada, localizado na vila do Troviscal.
O apoio que a autarquia já concedia através de uma comparticipação por aluno do regime supletivo e estabelecido no contrato-programa anterior, foi agora estendido aos alunos do regime livre. Os valores são iguais em ambos os casos (supletivo e livre): 1.000 euros para alunos do concelho e 500 euros para os não residentes.
Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, defendeu esta decisão, explicando que este reforço do apoio prende-se “com o entendimento que temos sobre a importância de mantermos no concelho um projeto educativo e artístico com esta qualidade, que é uma referência a nível regional e nacional”.
Ainda segundo a autarca, “o aumento das despesas, devido à inflação, e alguma perda de receitas que o Conservatório tem sofrido nos tempos mais recentes, tem colocado a instituição numa situação difícil, que urge mitigar, em reconhecimento do importante serviço que presta à formação e desenvolvimentos dos jovens do nosso concelho e da região”.
O Município vai também continuar a comparticipar em 50% a despesa da instituição com a aquisição de instrumentos musicais, para além de afetar uma assistente operacional da área da Educação a esta escola, tendo em conta as aulas que ali são lecionadas no âmbito do ensino articulado. Em termos orçamentais, a autarquia tem prevista uma verba máxima de 60 mil euros anuais para este conjunto de apoios.
O Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada é uma escola de ensino artístico especializada com planos de estudo oficiais, homologada pelo Ministério da Educação.
A sua oferta formativa, em música, dança e teatro, inclui cursos oficiais do ensino artístico especializado, em regime articulado com as escolas do ensino regular, a partir do 1.º ano de escolaridade. Inclui ainda modalidades infantis (pré-escolar) e cursos livres para qualquer idade. Para além da componente letiva, a escola proporciona ainda um leque variado de atividades das quais se destacam concertos, cursos, palestras, exposições e estágios.