O Carnaval da Mealhada 2023 promete, cada vez mais, o regresso às origens, mas com um pé na inovação e modernidade. Organizado pela Associação de Carnaval da Bairrada (ACB), o certame foi apresentado ontem, terça-feira, à comunicação social, levantando o véu a todas as novidades e terminando com aquele que é, todos os anos, o maior mistério: o rei e rainha.
“Tentamos sempre remeter ao passado, mas queremos estar também no presente. Somos muito ligados às tradições”, explicou Alexandre Oliveira, presidente da ACB.
O rei é o conhecido ex-futebolista Jardel e a rainha a influencer Jaciara. Ambos brasileiros e que, segundo a organização, têm o espírito certo para este Carnaval. Ainda durante a conferência de imprensa, ambos entraram em contacto por videochamada para falar um pouco com todos os presentes.
Os dois corsos diurnos (no domingo e terça-feira) terão uma ligeira alteração no percurso, começando na Rua Dr José Cerveira (junto ao “Foto Rei”), passando pela Rua Eduardo Alves de Matos (junto ao tribunal) e terminando na Av. 25 de abril (nos prédios antes da rotunda). As bancadas sentadas estarão na zona do tribunal e na Av. 25 de abril. A opção por estender o desfile para esta avenida é para que a visibilidade seja maior e a comodidade de todos também.
Uma das grandes novidades da edição de 2023 será a transmissão online (pelas redes sociais) de todos os eventos, além da presença de três ecrãs gigantes ao longo do percurso dos corsos, para que o público consiga acompanhar o que se passa nos vários pontos do desfile.
A programação é variada: dias 11 e 18 há ensaios técnicos, dia 11 há Carnaval Trapalhão e as crianças desfilam no dia 12. Dias 19 e 21 há os tradicionais corsos diurnos e dia 20 o Corso Noturno. A tenda (que ficará situada no parque de estacionamento junto às obras do futuro edifício municipal) funcionará de 17 a 21 de fevereiro.
A 18 de fevereiro haverá o tradicional Baile de Gala, que a atual direção da Associação entendeu retomar. Será um evento privado, com convites a pessoas que, de alguma forma, fizeram parte da história do Carnaval. Será feito no Liceu da Mealhada (como aconteceu no passado) e os The Yankees farão a parte musical (como também já fez parte da tradição). No jantar estarão também presentes os reis desta edição.
Dado o aumento de percurso dos desfiles haverá, este ano, mais portas de acesso ao recinto e os bilhetes para os corsos mantêm o mesmo custo: 6€ por pessoa. As entradas na tenda serão sempre gratuitas.
À semelhança dos anos anterior, haverá o tradicional Concurso de Escolas de Samba (organizado em conjunto entre a ACB e as quatro escolas), mas também haverá lugar ao voto do público e um dos prémios será atribuído por quem assiste.
António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, afiançou que o Carnaval é uma marca para a Mealhada e que a autarquia estaria ao lado de quem o organiza.
Quanto ao orçamento para a edição de 2023, Alexandre Oliveira, escudou-se a responder, remetendo números para depois do dia 21.
Programação
11 fev, 15h – Ensaio técnico na avenida
11 fev, 21h30 – Desfile Trapalhão
12 fev, 15h – Carnaval Palmo e Meio
18 fev, 15h – Ensaio Técnico na avenida
18 fev, 20h – Baile de Gala
19 fev, 15h – Corso de Carnaval
20 fev, 21h – Corso Noturno
21 fev, 15h – Corso Carnaval
Programação Tenta Gigante
17 fev -Escolas de Samba, Xandinho, DJ Anne +
18 fev – DJ Bráulio e Maçãs, Toque Social
19 fev – Tanto Bate Até Que Samba, Samba do B
20 fev – João Myles, Nuno Bastos