O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Anadia reuniu em Plenário, no passado dia 15 de outubro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada. A apresentação das atividades semestrais do projeto “Anadia Maior”, a divulgação da medida distrital de Acolhimento Familiar e a descentralização de competências foram alguns dos assuntos em análise.
O Coordenador do projeto “Anadia Maior” deu a conhecer aos parceiros do CLAS as atividades levadas a cabo, nos últimos seis meses, tendo adiantado que as metas a que se propuseram, nas diferentes vertentes, “têm vindo a ser atingidas”.
De referir que, entre 1 de julho de 2020 e 30 de novembro de 2022, os Espaços Sénior acolheram 602 sessões, onde participaram 153 pessoas. Neste período de dois anos e meio de atividade, foram realizadas 53 ações de promoção de voluntariado. O Centro “Anadia Maior” realizou 49 sessões, 27 exposições, tendo sido visitado por 2558 pessoas. Foram ainda editadas 15 publicações de “Histórias com Estória” e realizados 65 roteiros anadienses, com 255 participantes.
A terminar a intervenção, três anadienses que frequentam aquele projeto deram o seu testemunho sobre a importância do “Anadia Maior”. O denominador comum dos testemunhos é o facto de este projeto proporcionar o convívio e o experienciar de outras vivências, permitindo assim combater algum isolamento social e a solidão.
O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção de caráter temporário, decidida pelos tribunais ou pelas comissões de proteção de crianças e jovens, que consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, visando a integração em meio familiar e a prestação de cuidados adequados às suas necessidades e bem-estar e a educação necessária ao desenvolvimento integral.
A Coordenadora da Rede Social de Anadia fez ainda uma pequena retrospetiva do que foram estes últimos meses, em termos de atividades, nomeadamente as comemorações do Dia do Idoso, ocorrida a 30 de setembro, que reuniu mais de 800 pessoas, e do Dia Internacional do Voluntário, a 5 de dezembro.
A terminar o Plenário, a vereadora da Câmara de Anadia, com Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, anunciou que a assunção das competências da Ação Social pelo Município de Anadia, que deveria ocorrer no início de janeiro de 2023, foi, entretanto, adiada para o início do mês de abril, pelo que a autarquia não irá, no início do ano, assumir a delegação de competências nesta área. A autarca esclareceu que “a situação irá manter-se inalterada até ao mês de abril”, em virtude do acordo sectorial de compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.