Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, uma problemática sobre a qual dizem haver pouca informação, na edição de Inverno do “Comunica-te Jovem!”, um espaço de debate de temas da atualidade, dinamizado pela Setor Juventude Zona 231, da Câmara Municipal da Mealhada.
O bar do Cineteatro Messias foi o ponto de encontro para os jovens, que se dividiram à volta de quatro mesas para debater as diversas vertentes da exploração de seres humanos, desde o laboral, sexual ou até de órgãos, com o apoio de dinamizadores em cada mesa, da Associação de Planeamento Familiar, da associação Saúde em Português e das associações He for She – Coimbra e AKTO.
Os jovens abordaram temáticas como a sinalização e denúncia de casos de tráfico humano, os tipos de exploração, as estruturas de apoio à vítima e locais de acolhimentos e o pepel das tecnologias no tráfico de seres humanos.
“É um tema pesado da sociedade, mas que os jovens têm consciência que existe. A autarquia pode ecoar e dar voz à opinião e aos contributos dos jovens e, neste tema concreto, despertar consciências para um problema que pode estar mesmo ao nosso lado”, explicou Hugo Silva, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, com o pelouro da Juventude.
“Há uma grande desinformação nesta matéria, especialmente na forma de denunciar”, referiu Bárbara Duarte, de 24 anos.
Já a mesa da jovem Joana Rodrigues destacou que há apenas um centro de acolhimento e proteção para crianças e jovens vítimas de tráfico humano, a funcionar desde 2018.
A quarta mesa abordou o papel da tecnologia no tráfico dos seres humanos.
“É um assunto pouco falado e que tem vindo a aumentar, as tecnologias são usadas para o tráfico com contas falsas nas redes sociais, ofertas de emprego falsas e também com anúncios falsos de alojamento”, indicou Daniela Lebre, que aludiu ainda à necessidade de uma legislação mais rígida nesta matéria.
Em paralelo, o Cineteatro Messias tem exposta, até hoje, a exposição “Mercadoria Humana 4 – Também acontece aqui”, da Saúde em Português.
O “Comunica-te Jovem!” vai já na terceira edição, tendo nas passadas discutido temas como a igualdade de género, cidadania, ambiente, direitos humanos em ambientes informais de world café, nas diversas freguesias e nas escolas do concelho.