Teve arranque no dia 11, na Mealhada, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Desporto, do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Com um total de 27 alunos, o curso será ministrado em vários equipamentos desportivos do concelho.
São 27 os alunos que começaram esta segunda-feira, na Mealhada, o CTeSP de Desporto, que terá a duração de dois anos e que procura formar técnicos superiores habilitados a intervir nas áreas do desporto e da atividade física, para desempenhar funções em autarquias, clubes, associações, ginásios, empresas ligadas às atividades de aventura e de natureza, entre outras.
Este curso, resulta de uma parceria com o IPC e o Município vizinho de Anadia, através da criação da Escola da Bairrada. A instituição de ensino e as duas autarquias assinaram, para o efeito, um protocolo válido por cinco anos, com o objetivo de promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos dois municípios, estabelece o documento.
Agradecendo ao Politécnico de Coimbra a escolha da Mealhada para este projeto formativo, António Jorge Franco vincou que este polo do IPC “trará muito benefícios” ao concelho, “alargando a oferta formativa para os mealhadenses, sendo igualmente uma forma de atração de alunos de outros concelhos”.
A componente mais teórica do curso está a ser ministrada nas instalações das Piscinas Municipais da Mealhada, alargando a sua ação, depois, a outros equipamentos desportivos municipais.