Dia do Município da Mealhada marcado pela homenagem a funcionários

A cerimónia do Dia do Município da Mealhada, que decorreu, esta manhã, no Cineteatro Messias, foi marcada pela homenagem aos funcionários com mais anos de serviço, entre 30 e 35 anos, e pela emoção da homenagem póstuma a José Bacelar, funcionar falecido, este ano, de forma inesperada.

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, afirmou contar com a os funcionários “para tornar o concelho no melhor local para viver, visitar, investir”.

No ano em que se assinalam 70 anos da deliberação da Câmara Municipal da Mealhada de fixação do feriado municipal no Dia da Ascensão, as cerimónias oficias centraram-se nos funcionários autárquicos, com homenagem aos que têm entre 30 e 35 anos de serviço. “(…) não posso deixar de dirigir uma palavra de gratidão e apreço aos nossos funcionários que trabalham arduamente para afirmar a importância e a missão do serviço público.” “Vocês são o rosto do nosso Município, contamos convosco, todos os dias, para tornar este concelho melhor local para viver, visitar e investir”, afirmou António Jorge Franco.

Um desses exemplos, evidenciou, foi José Bacelar, funcionário da autarquia que faleceu, já em 2024, de forma inesperada, “um funcionário que, durante muitos anos, cumpriu de forma exemplar o seu trabalho, com sentido de responsabilidade, disponibilidade, prontidão e de sorriso fácil”, sublinhou o presidente da Câmara da Mealhada, entregando a medalhada da cidade à mulher de José Bacelar.

Também Carlos Cabral, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, quis recordar todos os autarcas do pós-25 de Abril. “Não estando muito deles entre nós, a nossa memória tem de os ter presentes”, afirmou.

Visão de crescimento e desenvolvimento

No dia do Município, António Jorge Franco quis focar-se nos “objetivos de crescimento e desenvolvimento” e enunciou diverso projetos em curso que permitirão “melhorar a vida de quem aqui vive, de quem nos visita e de quem ousa pensar o nosso território para investir e gerar riqueza”. Enumerou as obras de proximidade, como a requalificação urbana dos núcleos centrais e valorização do espaço público, a melhoria da mobilidade, a preservação do meio ambiente, a qualificação e valorização dos espaços verdes e parques, com investimentos em todas as freguesias, com a requalificação do Rio Cértima, afluentes e linhas de água, a criação de praias fluviais, a aposta na reciclagem e compostagem.

Referiu ainda a aposta na recuperação do património, criando condições de habitação e acessibilidade e contribuindo para a coesão social, e a qualificação do património cultural, tendo sempre como objetivo ter um “município coeso”, “com qualidade de vida, com dinamismo e atratividade, que alia tradição e inovação”, “um destino de excelência, sustentável, competitivo, com a valorização dos seus recursos e a qualificação da oferta, dinamizando o tecido económico e o comércio local”.

Emílio Torrão, presidente da CIM – Região de Coimbra, sublinhou o “notável progresso que a Mealhada tem alcançado nos últimos anos, trilhando um caminho de modernização e desenvolvimento a nível regional e nacional”.

A tarde é de Romaria da Ascensão à Mata Nacional do Bussaco, onde decorrem feiras e atuação de ranchos e grupos etnográficos.

 

 

Funcionários homenageados

Eulália Bastos

Maria Eugénia Laranjeira

Maria Clara Lima

Dália Lourenço

Guilhermina Plácido

Madalena Selas

Sérgio Galante

António Pita

António Carvalho

Ângelo Inácio

Paula Pires

Carlos Campos

Luís de Matos

José Marques

Maria Margarida Costa

Ana Simões

Cristina Olívia

 

Homenagem póstuma – José dos Santos Bacelar

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais