Diretor da Segurança Social reconhece Anadia como “referência no setor social”

O “Anadia Social” teve o seu início na passada quinta-feira e decorre até hoje. A iniciativa, promovida pelo Município de Anadia, envolve seniores, crianças, equipas técnicas e colaboradoras das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Pretende-se promover a partilha de experiências e contribuir para a reflexão em torno de temáticas da área social, para um concelho mais solidário.

A cerimónia foi precedida por um momento musical protagonizado por crianças e idosos das Instituições do Núcleo Dinamizador, Centro Social da Pedralva, Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, Centro Social Nossa Senhora do Ó de Aguim e Ibervita. Seguiu-se a criação do Painel “Anadia Social” constituído por azulejos que representam as IPSS e o Município de Anadia.

A sessão de abertura teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município com a presença do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, vereadores e representantes das instituições.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, realçou “a importância” de promover este tipo de iniciativas, por forma “a proporcionar às crianças, idosos, técnicos e colaboradores momentos diferenciadores”.

No entender da autarca, “é também importante evidenciar e dar a conhecer à comunidade o trabalho realizado pelas instituições, em termos sociais, para que o mesmo seja valorizado”. Aproveitando a presença do responsável distrital da Segurança Social, Maria Teresa Cardoso sublinhou o facto de “as associações viverem momentos delicados, face à situação económica”, considerando que necessitam “de mais conforto, por parte da Administração Central, para que possam prosseguir o seu desígnio com um trabalho de qualidade”.

PUBDeixou ainda um agradecimento público à APPACDM de Anadia pela construção da estrutura do painel e ao Grupo Pavigrés pela cedência dos azulejos para a criação do painel social, bem como às Instituições por ter aderido a este desafio.

Fernando Mendonça realçou “a dinâmica” do Município no que concerne às atividades desenvolvidas na área social. “Anadia é um Município muito presente naquilo que são as questões sociais”, afirmou, acrescentando ainda que “tem revelado uma enorme sensibilidade em estar atento aos problemas e às questões das IPSS do Município e das pessoas [idosos e crianças] que mais necessitam, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida às pessoas mais necessitadas”.

Endereçou também uma palavra de apreço às Instituições, com quem a Segurança Social mantém uma ligação muito próxima, pela “dinâmica” dos seus dirigentes.

O primeiro dia foi dedicado aos seniores, tendo decorrido no Pavilhão de Desportos de Anadia um espetáculo musical, com a atuação do cançonetista António Calvário e das “Calvaretes”. Na sexta-feira, o dia foi dedicado aos mais novos, também no Pavilhão de Desportos de Anadia, decorreu o espetáculo musical “Bela Adormecida”, pela Companhia Cri’Arte, seguindo-se o Dance Kids.

O dia de hoje, sábado, é reservado aos técnicos e colaboradores das Instituições de Solidariedade Social do concelho, com a realização do seminário subordinado ao tema “Team Building”, com intervenções de Miguel Leite (“Equipas Positivas, Equipas Produtivas”) e Ana Teresa (“Cuidar… de mim, de ti, de nós!”).

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais