Do Alto de Vale da Mó: Efemérides do mês de setembro por Nelson Henriques Cerveira

9 de Setembro de 1902 – Nesta data o Anadiense: MANUEL RIBEIRO, notabilizou-se numa batalha no Bailundo – Angola, integrando as forças Portuguesas do Capitão Moutinho, contra as forças de Mutu Ia Kevela. Essa participação valeu-lhe a condecoração de “Cavaleiro da Ordem de Torre Espada” entregue pela Rainha D. Maria Pia, numa homenagem que lhe foi prestada pela população de Anadia a 18 de Novembro de 1906.

Manuel Ribeiro nasceu em Anadia, na Rua dos Olivais, em 15 de dezembro de 1879, filho de Manuel Ribeiro e de Ana Ferreira Bonito.

Condecorado pela Rainha D. Maria Pia, numa homenagem que lhe foi prestada pela população de Anadia a 18 de novembro de 1906, que lhe ofereceu as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito, em virtude dos serviços que prestou em combate, a 9 e 19 de Setembro de 1902. Servia então nas forças do Capitão Moutinho em terras do Bailundo contra as forças de Mutu ia Kevala.

A 9 de setembro lança-se num golpe suicida, debaixo de metralha inimiga, numa fenda onde mal cabia uma pessoa para salvar quatro colegas que tinham sido feridos em combate, lá fora a tropa cobre a sua incursão com fogo cerrado. A intervenção de Ribeiro conduz à neutralização da defesa dos Bailundos e permite a retirada dos corpos dos seus camaradas. As forças regulares assumem o controlo da situação, capturam 391 Bailundos e obrigam os outros a fugir, abandonando mortos e feridos.

A 19 de setembro, ele e alguns soldados, avançam inopinadamente e despejam metralha sobre o inimigo, que tomba em massa. O soba e mais 300 dos seus guerreiros perdem a vida, enquanto do lado dos portugueses se registam quatro baixas mortais. Uma vez mais, Manuel Ribeiro se salienta na remoção dos cadáveres dos companheiros, e acaba por ser gravemente ferido. Como dolorosa recordação da contenda fica-lhe uma bala alojada no braço esquerdo até ao fim da sua vida.

A 23 de setembro, o governador de Benguela, dá por concluída a operação e ordena o regresso aos quartéis de origem. Manuel Ribeiro volta a Moçâmedes doente. Observado por uma junta médica é enviado para o Reino, a 24 de abril de 1903, a fim de ser tratado capazmente. Hospitalizado em Lisboa durante cerca de oito meses, recupera, e no fim do ano, é recambiado para Angola. Só a 15 de setembro de 1905 regressa definitivamente a Portugal.

Três dias após a cerimónia em que foi medalhado, contraiu matrimónio com Maria Emília de Figueiredo. Faleceu em Anadia em 21 de março de 1936.

11 de Setembro de 2009 – Nesta data foi inaugurado o Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, em Sangalhos – Anadia.

Esta estrutura foi inaugurada a 11 de Setembro de 2009 pelo Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira na presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto Laurentino Dias e do Presidente da Câmara Municipal de Anadia Litério Marques.

Após o descerramento da placa comemorativa da inauguração seguiu-se um sarau demonstrativo das várias modalidades que a partir daquela altura passaram a ser praticadas naquele espaço, nomeadamente Judo em que estiveram presentes os nossos Campeões Nuno Delgado e Telma Monteiro, Ginástica Rítmica, Ginástica em Aparelhos e no Solo, Esgrima e Saltos de Trampolim. No dia 12 e 13 (Sábado e Domingo) as seleções de Portugal e Espanha de elite e juniores disputaram a 1ª Taça Ibérica de Ciclismo, disputando as provas de: Velocidade, Perseguição Individual e Perseguição por Equipas.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais