O Jornal de Anadia publicou um comunicado emitido pelo PS Anadia em que o partido colocava em causa decisões do Executivo do Município de Anadia sobre o traçado de alta velocidade ferroviário. O Município de Anadia em permanência emitiu também um comunicado em resposta a este primeiro, o qual transcrevemos na íntegra:
“Após termos conhecimento de um comunicado do PS Anadia a propósito do processo de consulta pública do Traçado de Alta Velocidade Lisboa-Porto, que atravessará o nosso concelho, o executivo do Município de Anadia em permanência entende apresentar a seguinte resposta:
Se o assunto não fosse sério poderíamos classificar este comunicado como mais um ato de comédia a juntar a outros que alguns dos protagonistas deste partido no concelho nos têm habituado.
Mas o assunto é muito sério, e, por isso mesmo, não ficamos impávidos e serenos a assistir à desinformação e confusão que pretendem criar com uma fantasiosa inversão da realidade dos factos.
A construção falsa e maldosa deste comunicado é basicamente assente na seguinte afirmação: “A Câmara de Anadia já sabe (há quase um ano) que o primeiro traçado proposto (o tal que passava pelas vinhas) foi desconsiderado e apresentado em contrapartida outro traçado alternativo”.
Esta é também a afirmação que tenta suportar a insinuação de defendermos os produtores vinícolas à frente de residentes da freguesia de Vilarinho do Bairro. Para tal, alegam carta que nos foi remetida pelas Infraestruturas de Portugal em outubro de 2022
Ora, nada mais falso.
Informa-nos sim a referida carta, que aos dois traçados designados por eixos 4 e 5 já avançados, e que atravessam a mancha vitivinícola já conhecida, acrescentavam agora mais uma hipótese de traçado e que seriam os estudos dessas três soluções submetidos a Avaliação de Impacte Ambiental.
É verdade, sim, que essa terceira hipótese já nos tinha sido adiantada pelas Infraestruturas de Portugal, apesar de não estar devidamente suportada com os documentos necessários à sua exata localização. Como é também verdade que não mereceu a nossa aceitação. Pelo contrário, mereceu a nossa total rejeição, como as anteriores. Percebemos o interesse em manifestarmos preferência por um dos três traçados, e para isso fomos pressionados. Uma espécie de “mal menor” que pudesse legitimar a decisão a tomar. Acontece que não descortinamos o mal menor de nenhuma delas e não cedemos a pressões.
Recordamos que este PS Anadia, em Assembleia Municipal de 09 de junho de 2022, foi a única força política que não votou a favor da proposta de Moção de rejeição do traçado de alta velocidade no concelho de Anadia, apresentada pelo grupo municipal do Movimento independente Anadia Primeiro (MIAP).
Recordamos que na sua declaração de voto consideraram que esta linha de Alta Velocidade apresenta vantagens competitivas para o país.
Pois nós, não consideramos.
Consideramos que esta linha, para além do prejuízo que causará ao nosso concelho, apenas beneficiará, eventualmente, as populações de Lisboa e Porto, acentuando assim as assimetrias já existentes com o resto do país.
Consideramos que o desenvolvimento do país no seu todo seria melhor defendido com uma ligação internacional a Madrid, conectando-nos assim, à rede de alta velocidade com o resto da Europa. Mas não é essa a prioridade deste governo…
Quanto à opção autofágica que este PS Anadia tem mostrado como escolha para o seu destino, somos obviamente alheios. Não podemos, no entanto, deixar de lamentar que se desça tão baixo num assunto tão sério para o presente e futuro do nosso concelho, nem deixar passar em claro a mentira contada aos Anadienses.
O Executivo em Permanência
Anadia, 07 de março de 2023″