João Rolo coloca, para já, África na gaveta

João Rolo, conhecido piloto de duas rodas, natural de Anadia, concluiu em outubro a sua terceira participação no Africa Eco Race, esta que é uma das provas de desporto motorizado mais dura e exigente de sempre em todo o mundo.

Desde Mónaco a Dakar, o piloto achou que o desafio ia ser menos duro do que aquilo que encontrou, isto porque este ano correu na versão de prova com menos duras. Além disso, o calor não ajudou, chegando muitas vezes aos 50 graus.

“Nesta viagem reencontrei pessoas, conheci muitas novas e senti que a organização teve muito apreço por todos”, começa por nos dizer.

João Rolo soube da notícia do falecimento de um colega português que estava em prova logo ao segundo dia, o que abalou um pouco o ambiente e clima. Ainda vacilou sobre a continuidade em prova. Mas decidiu continuar: “decidi que iria por ele, tal como ele iria por mim; acho que ele teria gostado que eu terminasse a prova”.

“Quando cheguei ao Lago Rosa foi um misto. Tive alturas, ao longo da prova, em que quis que o final chegasse rápido e outras o contrário. No fundo, comigo e com a minha mota, correu tudo bem. Fisicamente estava bem preparado. Mas há coisas que estão fora do nosso controlo”, disse.

O piloto anadiense aproveitou a ocasião para visitar e levar material às escolas de Fabrizio Meoni: “Fiquei impressionado com as condições em que aquelas crianças vivem e andam na escola. É algo que nunca esqueço”.

“O capítulo de África fica, para já, encerrado. Mas tenho, claro, outras viagens de mota já pensadas. Quero fazer o Canadá desde o Atlântico até ao Oceano Pacífico, ir até ao Alasca e descer até aos desertos americanos”, confessa-nos.

A preparação do livro (sobre os seus feitos e memórias) é algo que está programado e quer tê-lo terminado antes desta viagem, para o poder levar às comunidades emigrantes na América do Norte.

João Rolo já consegue reconhecer que as pessoas lhe reconhecem algum apreço, por todos os feitos conquistados. Já sabem que não vai para passear.

 

O piloto agradece a todos aqueles que permitiram a sua participação em mais um Africa Eco Race: Alcântara Palace, BMW Bomcar, Cheto, Confienergy, Cross Company, Eleven Cycles, Espsonoros, H-Man/PM7, Hotel do Cabecinho, IT Center, Jornal da Bairrada, Leatt, Longitude 009, Lusomotos, Marques & Associados, Mifalda Kids, Monte Campo, Município de Anadia, Museus Duas Rodas, Nova Casa dos Leitões, OLI-Portugal, Polisport, Primefix, RC Fiber, Touratech, Turismo do Centro de Portugal, restaurante Quatro Estações e Né Chef.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais