Marca Mondego-Bussaco destacada pela Organização Mundial de Turismo

A edição de março 2024 da AM News – Newsletter dos Membros Afiliados da Organização Mundial de Turismo – destacou o projeto Mondego-Bussaco como uma das mais recentes e inovadoras estratégias de branding desenvolvidas, em Portugal, pelo IPDT Turismo e que congrega os Municipios de Mealhada, Mortágua e Penacova.

A publicação mensal dedicou um dos seus artigos à criação da marca, explicando a sua génese, os objetivos definidos e valores associados (união, qualidade, autenticidade e sustentabilidade). A marca Mondego-Bussaco é apresentada como o resultado da combinação de esforços e sinergias entre os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova que procuram unir-se como um só destino turístico para “valorizar a oferta de forma integrada e sustentada”.

Com base na estratégia de branding desenvolvida foi associado à marca um logotipo e posicionamento que, em conjunto, representam um convite a quem visita o destino. “Onde o tempo leva tempo” simboliza o ritmo lento da natureza envolvente do território e um convite a abrandar, viver a vida sem pressas e fazer o tempo bem vivido.

A AM News, promovida pela Organização Mundial do Turismo, funciona como uma plataforma que permite aos seus membros partilhar iniciativas e projetos com vários milhões de pessoas, especialistas do setor e representantes de todos os destinos do mundo, que fazem parte da comunidade de Membros Afiliados.

A Organização Mundial do Turismo, órgão internacional das Nações Unidas, líder na área do turismo, promove o setor como um motor de crescimento económico, desenvolvimento inclusivo e sustentável, incentivando a implementação do Código Global de Ética para o Turismo, gerando conhecimento no mercado, promovendo formação e apoiando novas políticas e instrumentos gestão.

“É um sinal de reconhecimento da valia da estratégia desenvolvida e do alinhamento com os valores defendidos pela OMT, o que nos orgulha e compromete. Saberemos levar a bom porto esta ambição e, em conjunto, de forma concertada e sustentada, vamos construir um destino atrativo e coeso com base na valorização da oferta existente no território. Acreditamos que as sinergias alavancadas pela marca serão geradoras de novas oportunidades para os diferentes agentes, nomeadamente para os operadores turísticos, que podem vender os seus produtos e ter novas oportunidade de mercado alicerçados no selo Mondego-Bussaco”, afirma Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

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