A Câmara da Mealhada é uma das 90 cidades portuguesas que integra a rede de Cidades Educadoras, comprometendo-se com os objetivos de maximização da educação e formação cívica nas suas políticas públicas.
O Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se comemorou no dia 30 de novembro, sob o mote “Cidade de Paz e das Oportunidades”, foi assinalado, na Mealhada, com a participação de vários setores da sociedade, da educação à cultura e ao setor social, numa abrangência da comunidade paralela à que é plasmada nos princípios da Cidade Educadora.
“Educar é mais do que ensinar. Na Cidade há muitas formas de formar e de educar e esse é o nosso papel enquanto comunidade. Formar e educar em tudo: nas artes, na cultura, no desporto, na educação ambiental, na literacia para os media, na sustentabilidade económica, na educação inclusiva, no direito à educação. A Cidade Educadora compromete-se com a formação da comunidade nos mais diversos aspetos e todas as nossas políticas públicas devem incutir a as dimensões capacitadora e emancipadora dos cidadãos”, referiu Gil Ferreira, vereador da Educação e Cultura.
“As Cidades Educadoras realçam as políticas de educação, mas quero salientar a vertente da educação que devemos uns aos outros, nos locais de trabalho, nas aldeias, nas cidades, em casa. Temos todos que partilhar e vivenciar a paz, a inclusão, o amor e o carinho, porque acredito que a educação começa nas relações pessoais”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Recorde-se que o Município da Mealhada integrou a Associação Internacional das Cidades Educadoras em 2017. Com a celebração do Dia Internacional, este ano sob o mote “A Cidade Educadora, cidade da paz e das oportunidades”, o Município procura mobilizar agentes sociais para a junção de esforços na promoção da paz, da convivência, da solidariedade e da inclusão.