O Município da Mealhada é um dos 59 que no país receberam o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no âmbito da 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Este projeto tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. A Mealhada foi reconhecida com o projeto “Cuidar, Intervir, Dignificar”.
Implementado pela Câmara Municipal de Mealhada, o ” Cuidar, Intervir, Dignificar” é um programa que tem como objetivos o apoio psicológico de cuidadores por parte de técnicos especializados, o acompanhamento no preenchimento de formulários e requerimentos de apoios sociais e de saúde, a criação de gabinetes de atendimento descentralizado em todas as freguesias do concelho para um atendimento de proximidade e a realização de ações de sensibilização e de ações de capacitação, apoio psicossocial e promoção da literacia em saúde.
O júri foi composto por membros do Movimento, nomeadamente: Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vitor Neves, presidente da EuropaColon.
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido, anteriormente, duas edições deste projeto. No total das três edições foi atribuído o selo de mérito RACCI a 125 projetos.