Município de Anadia assumiu compromisso de redução dos gases com efeito de estufa

O Município de Anadia, através da assinatura do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, assumiu um compromisso de apoiar a implementação da meta de 40 % de redução dos gases com efeito de estufa até 2030 e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.

De modo a cumprir este compromisso, o Município compromete-se a definir diversas medidas de sustentabilidade energética que integram o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC). O PAESC identifica eventuais situações com potencial de melhoria, tendo como base a avaliação contínua de indicadores. Estes indicadores são definidos seguindo as recomendações do Pacto de Autarcas e do Joint Research Center.

Este plano deve apresentar um inventário de referência de emissões, no qual se pretende quantificar os consumos energéticos e as emissões de CO2 inerentes à atividade desenvolvida no Município (tendo como referência o ano de 2008) e uma Avaliação dos Riscos e da Vulnerabilidades às Alterações Climáticas.

As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios com que a humanidade terá de se defrontar nos próximos anos. Segundo o Pacto de Autarcas, o Município de Anadia está empenhado em criar uma cidade de sucesso com uma qualidade de vida permanente e inigualável, implementando projetos que vão de encontro aos objetivos traçados nos compromissos internacionais. O trabalho que vem sendo desenvolvido está patente ao nível da eficiência energética das infraestruturas construídas e também nas ações de sensibilização da população com vista à adoção de hábitos mais amigos do ambiente (reciclagem, poupança de energia, …).

No âmbito do Plano de Ação para Sustentabilidade Energética e Climática, foram definidas várias medidas de sustentabilidade, cuja implementação permitirá cumprir o compromisso assumido com a assinatura do Pacto de Autarcas pelo Clima e Energia, nomeadamente a redução de pelo menos 40% no consumo de energia e 41% das respetivas emissões em 2030, excedendo assim as metas nacionais de redução de 30% – 40% das emissões de CO2 até 2030, conforme definido no PNAC 2020/2030.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais