Município quer mais postos de carregamentos para carros

Conversámos com Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que nos diz que é intenção da autarquia instalar mais postos de carregamento de veículos elétricos no concelho, dando assim resposta a sugestões apresentadas nos munícipes.

Procurar ser mais amigo do ambiente é um desafio a que se colocam para os próximos anos.

Jornal de Anadia (JA) – O Município de Anadia tem, neste momento, quantos postos de carregamento para veículos elétricos no concelho? Onde estão instalados?

Teresa Cardoso (TC) – Atualmente, no concelho de Anadia, existem dois postos de carregamento de veículos elétricos duplos, que permitem carregar, em simultâneo, quatro carros: um está localizado na Praça da Juventude, em Anadia, e o outro foi instalado na Curia, junto à Estação de Caminhos-de-ferro.

JA – Têm intenção de instalar mais brevemente?

TC – Sim. Tendo em conta que o número de utilizadores de carros elétricos tem vindo a aumentar e indo ao encontro de sugestões apresentadas por munícipes, a Câmara Municipal de Anadia pretende criar mais postos de carregamento para veículos elétricos em outros locais do concelho, preferencialmente próximos de serviços públicos. Para tal, iremos aproveitar os apoios existentes, apresentando candidaturas, e também iremos negociar com empresas que têm interesse em instalar postos no concelho.

JA – O Município tem, de momento, alguma viatura elétrica?

TC – Em 2019, as câmaras municipais de Anadia e Mealhada adquiriram uma viatura elétrica que foi entregue ao Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Anadia e que está adstrita à Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, responsável por programas como “Escola Segura”, “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Comércio em Segurança”. Esta viatura serve os concelhos de Anadia e Mealhada. No ano passado, a Câmara Municipal de Anadia adquiriu duas bicicletas elétricas que estão a ser usadas na limpeza urbana da cidade. Contamos ainda com um aspirador elétrico que está também a ser utilizado na limpeza urbana.

JA – Que outros passos já deu o Município para a transição energética? Por exemplo, instalação de painéis solares.

TC – A Câmara Municipal de Anadia tem dado vários passos neste sentido. Refiro, a título de exemplo, a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas led na iluminação pública e a instalação de painéis solares em edifícios municipais, como o Complexo Desportivo de Anadia e o Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional. Neste caso, temos também apresentado candidaturas para beneficiar de apoios para estes investimentos, que são avultados. Estamos ainda a realizar estudos relativamente à instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais.

JA – Esta transição energética é uma preocupação do Município?

TC – Sim, queremos que Anadia seja, cada vez mais, um concelho amigo do ambiente, alcançando metas ambiciosas em diversas áreas. Uma delas foi estabelecida com a assinatura do Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia: estamos a reunir esforços para, até 2030, diminuir as emissões de CO2 em 40%. As diversas iniciativas ambientais do Município de Anadia cumprem as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seguimos também o Programa ECO XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que atribui a Bandeira Verde ao Município de Anadia desde 2015.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais