O recinto onde, todos os domingos, decorre o Mercado de Vilarinho do Bairro é um complexo de grandes dimensões e bem servido de infraestruturas. Numa análise de mera observação empírica, atrever-nos-íamos mesmo a sustentar que se trata de um dos maiores mercados a nível regional. Em capacidade para acolher grande número de pessoas, e pela forma harmoniosa e distinta como permite dispor os serviços e comércios pelo recinto, é seguramente dos maiores mercados, senão o maior, da grande região entre Coimbra e Aveiro.
É, pois, sumamente embaraçoso e espantoso que, tal estrutura sirva apenas – apenas e tão-só – para a realização da feira de domingo de manhã em Vilarinho do Bairro…
Maior desconforto nos causa se lembrarmos que Anadia é essencialmente um concelho rural!
Então aquela capacidade do renovado mercado de vilarinho não poderia dar mais? A sua, como dizemos, grande qualidade, não poderia distingui-lo como marca de grande reconhecimento e atratividade para o concelho de Anadia?
Não poderia o nosso Município conferir mais importância ao Mercado de Vilarinho do Bairro, aproveitando as suas virtualidades? Eventualmente com a necessidade de avocar para si a competência pela sua gestão ou então especificamente assumindo a competência por estes eventos que extravasam a feira dominical…
O PS-Anadia crê que Anadia, e especificamente Vilarinho do Bairro, poderiam ser, através do seu Mercado, e potenciando as suas características como marca distintiva, um player importante e incontornável a nível regional deste tipo de certames e na dinamização da economia agrícola.
O PS-Anadia ambiciona este tipo de desenvolvimento para Vilarinho do Bairro e para o concelho, através da escolha e investimento em sectores chave que tenham potencial de arrastamento económico e constituam factores distintivos do concelho.
Anadia é muito pouco se se reduzir meramente ao mundo do espumante e do vinho – ainda que com inarredável importância –; outras áreas há, eventualmente até conexas, que estão ali à mão de serem potenciadas.
PS Anadia