Numa democracia que se quer plena, o papel da oposição é muito importante. Cabe-lhe a ela, a tripla função de acompanhamento, fiscalização e crítica das orientações e opções políticas de quem tem a responsabilidade de governar. A estas funções, os cidadãos têm vindo a exigir que a oposição (ou melhor, as oposições) apresentem alternativas claras à governação exercida pelos partidos ou movimentos que estão no poder.
Particularmente, em Anadia, depois de mais de vinte anos de exercício do poder por parte das mesmas pessoas, e face aos magros resultados alcançados no que toca ao desenvolvimento e bem-estar do nosso concelho, muitos anadienses perguntam a si próprios se já não estará na altura de mudar. De mudar os protagonistas da governação autárquica e escolher uma alternativa política capaz de tirar Anadia do marasmo em que se encontra.
A permanência do problema da falta de habitação em Anadia é um excelente exemplo da incapacidade política do MIAP para resolver problemas estruturais.
A única medida do MIAP com impacto na habitação foi a decisão da Câmara Municipal de construir 16 fogos em Ancas, os quais deverão estar prontos em 2024.
Dir-se-á que não era possível fazer mais. Mas era. E, com medidas simples e fáceis de pôr em prática.
Em primeiro lugar, a Câmara Municipal deveria facilitar, agilizar e diminuir os preços dos procedimentos de licenciamento de novas habitações e de reconstrução de casas degradadas ou em ruínas.
Deveria, em segundo lugar, disponibilizar terrenos para construção, a preços favoráveis, em todas as freguesias do nosso concelho.
Em terceiro lugar, a Câmara deveria tentar perceber porque se constrói tão pouco em Anadia. Será porque as licenças demoram muito a serem obtidas? Porque não existem terrenos disponíveis em Anadia?
Procura de habitação, nós sabemos que há. Então, porque não existe oferta em Anadia?
O país está a acordar para o problema da falta de habitação. Muitos municípios já estão no terreno a promover e a implementar a construção de habitação. E nós, em Anadia?
Andar, andamos, mas muito devagar! A Estratégia Local de Habitação da Câmara Municipal de Anadia apenas prevê a construção de 16 fogos para 2023 e 2024. É muito pouco! Anadia merece mais!
Os Vereadores do PSD
João Nogueira de Almeida
Jorge São José