Todos os dias ouvimos falar que “beber água é importante”, “temos de beber 1,5L de água por dia”, “sem água não podemos viver”. Mas porque é que beber água é assim tão importante? Para começar, temos de ter consciência de que 70% do nosso corpo é constituído por água e que podemos ficar 8 dias sem comer mas não sobrevivemos 3 dias sem beber água ou alimentos ricos em água (sopas, frutas, legumes).
Na nova roda dos alimentos, a água está localizada no centro para destacar o seu papel central na nossa alimentação e que não deve ser esquecida. A ingestão de água de forma adequada garante:
– Um bom transporte de nutrientes para as células;
– A manutenção da temperatura corporal;
– Uma boa gestão do equilíbrio entre a água e os sais minerais como o magnésio, cálcio e o potássio;
– Uma boa digestão dos alimentos – se ingerirmos menos água à menor produção de suco gástrico, o que dificulta a digestão;
– O correto funcionamento do cérebro, intestinos e rins;
– A boa regulação da tensão arterial;
– A hidratação da pele – uma pele mais saudável é uma pele bem hidratada.
A ingestão de uma boa quantidade de água diária é tão importante para os bebés (que ingerem água através do leite materno, por exemplo) como para os adultos e, ainda mais, para os idosos. Há que ter em conta que nem todos nós temos a mesma perceção da sensação de sede: algumas pessoas dizem mesmo que não têm sede e que se esquecem de beber água. Nestes casos, temos de implementar novos hábitos de vida que garantam a ingestão de água ao longo do dia.
E, agora, deve estar a perguntar: qual a quantidade de água que devo beber ao longo do dia? A resposta é simples: depende. Tendo em conta que perdemos cerca de 1,5L de líquidos ao longo do dia através da urina, fezes, respiração e transpiração, essa seria a quantidade média de água que devia ingerir ao longo do dia. Mas, por exemplo, nos dias de maior calor e/ou de maior esforço físico essa quantidade deve ser aumentada. Logo, a quantidade de água que deve ingerir ao longo do dia vai depender das suas necessidades.
De seguida, deixo aqui uma lista com alguns truques que pode usar para o ajudar a beber água:
– Antes de comer seja o que for, beba um copo (cerca de 200-250 ml) de água;
– Opte por garrafas de água reutilizáveis e que possa transportar consigo quando sai à rua (para além de serem giras e de não poluírem tanto o ambiente, estimulam a ingestão de água);
– Se não gosta do sabor da água, opte por adicionar umas rodelas de limão, laranja, framboesas, mirtilos, pau de canela ou folhas de hortelã para lhe dar algum sabor;
– No verão beba água um pouco mais fresca misturada com água natural e opte por comer fruta com maior teor em água (melancia, melão, meloa, mirtilos, morangos, nectarinas, abacaxi);
– Se preferir, beba água com algumas gotas ou sumo de limão, laranja ou melancia.
Se tiver idosos ao seu cargo, não se esqueça de que eles não têm tanta perceção de sede como os adultos ou as crianças. Por isso, estimule a ingestão de água ao longo do dia com alguns dos truques que indiquei anteriormente.
Em resumo: não se esqueça de beber água ao longo do dia (cerca de 1,5L) e, para ser mais fácil, beba água antes de iniciar uma refeição. Se quiser saber qual é o seu estado de hidratação ou se quiser aumentar o consumo de água, pode entrar em contacto comigo através da Sanclinic.
Dra. Ana Sofia Guerra
Nutricionista (1321N)
Sanclinic – Sangalhos