Aprovado em reunião da Assembleia Municipal de Anadia, o Orçamento Municipal para 2024 contou com os votos contra da bancada de deputados do PS, que fez chegar a sua declaração de voto que justifica a decisão.
O grupo começa por dar destaque ao acréscimo de 13,85% no valor do orçamento (de 31 861 700,00 € em 2023, para 36 277 000,00 € em 2024), sendo que está justificado em parte com a assunção da transferência de competências e responsabilidades na área da educação, ação social e saúde que em 2023 passaram para as autarquias.
Estes deputados dizem ainda que, a 16 de novembro de 2023, os partidos e movimentos com assento na Assembleia, ao abrigo do direito de oposição, foram ouvidos, no entanto consideram não haver efeito prático desta audição nas medidas finais apresentadas.
Objeto de questionamento deixam a redução do valor de cerca de 600 mil euros destinado à beneficiação das redes de água, o abandono da iniciativa dos orçamentos participativos e a falta de reforço nos valores e apoios dados às IPSS e área social.
“Tal como reconhecemos na Assembleia de 28-12-2022, as necessidades são múltiplas e qualquer orçamento se pode comparar a uma manta, que ao cobrir a cabeça, destapa, habitualmente, os pés. O Executivo Municipal representa a maioria nesta Assembleia que, no seu legítimo direito, põe em prática as suas políticas e opções programáticas. As nossas, Partido Socialista de Anadia, seriam naturalmente diferentes, mais alinhadas com o que pensamos serem os interesses dos habitantes deste Município”, foram algumas das justificações apresentadas para o voto contra do Grupo Municipal do Partido Socialista nesta Assembleia.