PS Anadia: Direito de resposta

Na sequência do Comunicado da Câmara Municipal de Anadia, em que responde à Concelhia de Anadia do Partido Socialista, publicado no dia 8 de Março de 2023, pelo Jornal de Anadia, vem o PS-Anadia, ao abrigo do artigo 24.º da Lei de Imprensa, e já após ter reunido a sua Comissão Política Concelhia, solicitar a publicação do seguinte direito de resposta:

 

O Partido Socialista de Anadia repudia veemente a linguagem ofensiva utilizada pela Câmara Municipal. É, de facto, absolutamente lamentável que a CMA conviva tão mal com o escrutínio democrático e que insulte infundada e gratuitamente os dirigentes do Partido Socialista de Anadia. A comunicação da CMA é um texto que deve envergonhar qualquer pessoa de bem e que revela a fraqueza e o desconforto do executivo municipal, mal disfarçando a sua incapacidade para lidar com o facto inevitável que é o Projecto Nacional de Alta Velocidade. Quando não se têm argumentos, recorre-se ao insulto. No parco conteúdo substantivo que a CMA apresenta, reconhece esta que, afinal, existe uma alternativa ao traçado das vinhas de S. Lourenço; que a CMA não opta nem não apresenta, contrapondo, qualquer alternativa; não negoceia e assim não zela pelos interesses do concelho, como o fazem os municípios vizinhos. Apega-se a um cenário irreal e impossível, que é o de a Linha de Alta Velocidade não passar no Concelho de Anadia. Ou seja, a Câmara Municipal de Anadia foge de assumir quaisquer consequências políticas das opções que possa vir a tomar. O facto de tudo isto ser verdade está na origem do seu desconforto e da sua desbragada peça insultuosa.

Quanto ao PS se ter abstido numa Moção apresentada em Assembleia Municipal – o único argumento apresentado no Comunicado da CMA!- teria sido mais honesto e próprio da “coluna vertebral” que este executivo pavoneia, ter sido dito que essa moção exigia uma tomada de posição contra a Linha de Alta Velocidade e não apenas contra um traçado. Aliás, os Deputados Municipais do PS pediram que a Moção fosse alterada nesse sentido, contemplando só o traçado, mas tal não foi aceite pelo Movimento que sustenta o Executivo municipal.

O PS-Anadia não embarca em demagogias e mistificações, sabe bem qual o seu papel, é sério naquilo que afirma, ao contrário desta Câmara que nada decide e apenas agita moções. Por isso, sugeriu e continuará a sugerir alternativas aos traçados em causa, pois que a Concelhia do PS-Anadia é, claramente, contra todos os traçados apresentados, dadas as implicações que tem na população, e entende haver outras  alternativas, menos agressivas.

Por muito que se queira pintar a realidade ao jeito da táctica política, ou que se ignore de todo como é a vida partidária, a realidade no PS-Anadia é só uma: a Concelhia de Anadia zela pela liberdade de opinião e de pensamento, dentro de portas, e zela pela sua independência e liberdade de posicionamento, sempre com espírito crítico e amor à sua terra.

O Partido Socialista de  Anadia quer assegurar aos Anadienses que não se intimida com insultos; sabe bem ao que vem e continuará todas as suas batalhas, uma por uma, por um clima democrático mais sadio e por uma Autarquia mais responsável, a bem deste Concelho.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais