As Caves São Domingos preparam-se para celebrar a nova vindima com o São Domingos Summer Fest, um festival vínico e gastronómico. Depois de uma primeira edição esgotada, a segunda terá lugar a 6 de setembro, sábado, entre as 17h00 e a 01h00, na Quinta de São Lourenço, em Anadia.
Mais do que uma festa, o evento assinala um novo ciclo de afirmação da marca, que acaba de renovar o selo de sustentabilidade atribuído pelo programa Sustainable Winegrowing Portugal e conclui a ampliação da sua capacidade operacional, com o objetivo de duplicar a produção de espumantes.
O São Domingos Summer Fest será também ocasião para reafirmar duas apostas técnicas e estratégicas que consolidam o posicionamento da empresa na fileira da qualidade.
Por um lado, a adoção de rolhas de tiragem em cortiça natural — já aplicada no espumante comemorativo dos 88 anos da marca —, numa parceria com a Amorim Cork, que sublinha o compromisso com a autenticidade, a origem e a sustentabilidade.
Por outro, a abordagem de assemblage, um blend de diferentes colheitas, à semelhança do que se pratica nas casas de Champagne, que evidencia o rigor técnico e a ambição enológica da casa.
A festa, aberta ao público e com bilhetes à venda na Ticketline (50€), inclui a prova de quatro espumantes, uma cuidada seleção gastronómica com produtos de excelência da região (leitão à Bairrada, ostras, ouriços-do-mar, caviar, tripa de Aveiro, presunto, queijos, entre outros), animação musical e experiências com parceiros e produtores locais. Até 31 de julho o código promocional BAIRRADA10 dá 10% de desconto.


Sobre as Caves do Solar de São Domingos
Fundada por Elpídio Martins Semedo em 1937, a empresa Caves do Solar de São Domingos foi desde 1970 dirigida por Lopo de Sousa Freitas, responsável pelo grande desenvolvimento da casa ocorrido ao longo das últimas décadas.
Inicialmente vocacionada para a produção de espumantes, de elevado reconhecimento nacional e internacional, ao longo dos tempos foi-se alargando a gama de produtos, adicionando-se aguardentes velhas, aguardentes bagaceiras e vinhos Bairrada, mantendo sempre uma preocupação constante com a qualidade.
Atualmente as Caves do Solar de São Domingos albergam nas suas galerias mais de dois milhões de garrafas de espumante – método clássico, permitindo um estágio médio de 2 a 10 anos em cave –, largos milhares de vinhos engarrafados e centenas de quartolas em carvalho francês destinados às aguardentes vínicas.
As galerias escavadas na rocha, a sala Baga destinada a provas e banquetes, o museu com mais de 80 anos de história expostos na sala Bairrada, e a loja de vinho, compõem a oferta de Enoturismo da marca.
Com o passar dos anos o portefólio cresceu e conta agora com outras referências no mercado como Lopo do Freitas, Elpídio e Volúpia. Além disso, a marca implementou eventos de prestígio como o Espumante na Cidade ou o São Domingos Summer Fest.

