José d’Almeida e as Tapeçarias de Portalegre são os protagonistas das exposições inauguradas no passado sábado, dia 28, no Museu do Vinho Bairrada. As exposições temporárias estarão patentes até dia 31 de maio e marcam assim o arranque das comemorações do 20º aniversário do Museu.
“Sempre procurámos artistas e obras diferentes ou até pensadas especificamente para este espaço. Já cá tivemos pintores e artistas muito consagrados, tanto no âmbito nacional como internacional mas gostamos sempre de dar oportunidade aos novos talentos”, começou por dizer Pedro Dias, diretor do Museu, dando ainda realce ao Museu como palco de grandes eventos na área dos vinhos e viticultura.
O diretor explicou que lançaram o desafio à Manufactura Tapeçarias de Portalegre para fazer a curadoria desta exposição e foi aceite de imediato. Aqui podemos encontrar tapeçarias que replicam obras de arte da pintura.
Vera Fino, diretora da Manufactura, referiu o facto de estar em exposição uma tapeçaria do Museu da Presidência Portuguesa e outras cedidas pela Fundação Mário Soares, afirmando estas serem obras de arte por si só, além de serem reprodução de pinturas noutro material.
Pedro Dias apresentou ainda a exposição de José d’Almeida, “O Poeta da Luz”, falecido em outubro passado, confiando que a admiração pelo pintor é já antiga e que há muitos anos que haviam pensado em expor em Anadia o seu trabalho: “Há muitos anos que sonho fazer uma exposição do seu trabalho e hoje devo esta concretização à sua família”.
“Um dos objetivos para este ano é o de revitalização do Museu, como forma de celebrar os 20 anos. Até hoje sempre fomos capazes, mesmo com uma equipa pequena, por isso tenho a certeza que nos próximos 20 também seremos”, concluiu.
O núcleo “José d’Almeida – O Poeta da Luz” é uma homenagem póstuma que o Município presta ao artista plástico, falecido em outubro de 2022, reconhecendo assim a sua magnifica obra. De salientar que, em vida, colaborou diversas vezes com o Museu do Vinho Bairrada.
José d’Almeida nasceu, em 1965, em Lisboa, mas sempre se considerou um provinciano e um cidadão do mundo. Genial artista dos sete ofícios e multifacetado, frequentou design e artes gráficas na Escola António Arroio. Pintor e Fotógrafo autodidata, expõe desde 2001. Nos seus trabalhos podemos vê-lo, como Mestre ou como Discípulo. Os detalhes das suas obras convidam a navegar num mar de surpresas e emoções.
A exposição “Artistas Portugueses na Tapeçaria de Portalegre” é uma parceria com a Manufatura Tapeçarias de Portalegre. Apresenta obras de consagrados artistas portugueses em Tapeçaria de Portalegre. Almada Negreiros, Joana Vasconcelos, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Maria Keil, Nadir Afonso, Vieira da Silva, Vítor Pomar, Carlos Botelho, Eduardo Nery, Graça Morais, Júlio Resende, Menez, são alguns dos artistas cujas obras se encontram patentes neste núcleo expositivo.
Esta mostra conta ainda com a colaboração e parceria de vários colecionadores, bem como destacadas instituições de âmbito nacional e local, nomeadamente o Museu da Presidência da República, Museu da Tapeçaria de Portalegre/Município de Portalegre, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Fundação Nadir Afonso e ainda a Associação Rota da Bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada.