Terminaram recentemente, no Multiusos de Febres, as ações de formação destinadas aos elementos dos diversos grupos de teatro participantes no XXVI Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.
A formação foi ministrada pela Academia de Teatro de Cantanhede (ACA TEA) com quem o Município de Cantanhede celebrou recentemente um protocolo com o propósito de apoiar a criação, produção e formação artística em teatro, tendo em vista o desenvolvimento da atividade teatral e cultural no concelho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, realçou a importância da formação para o desenvolvimento de competências e capacidades, no âmbito das artes cénicas.
“O plano de formação teatral do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede continua a ser uma aposta contínua do Município de Cantanhede e consubstancia o seu empenho e compromisso em proporcionar oportunidades formativas de desenvolvimento para o imenso potencial humano presente nos vários grupos de teatro do concelho, num contexto progressivo, estruturado e inclusivo”, justificou.
O autarca sublinhou ainda a importância do ciclo de teatro para “revitalizar a atividade teatral no concelho, através do apoio às associações que têm vindo a desenvolver uma prática regular no âmbito das artes cénicas, pelo que também este momento formativo é uma oportunidade de partilha de conhecimentos e enriquecimento direto e indireto dos grupos participantes”.


A ação de formação infantojuvenil dirigida por Rafaela Miranda, intitulada “Pequenos Mundos em Cena”, teve como objetivos principais estimular a imaginação através de jogos, movimento e exploração vocal enquanto instrumentos de expressão.
Ao longo do encontro, cada participante foi desafiado a inventar personagens, a experimentar novas formas de estar em cena e a olhar o teatro como um espaço de liberdade, incentivando em palco a curiosidade, a partilha e a descoberta de si próprio e dos outros.
A ação de formação destinada aos adultos, sob a direção artística de Miguel Matos, coadjuvado por Alexandre Santos, consistiu numa iniciação ao estudo do personagem, assente na visão do teatro como uma arte de encontro, jogo e transformação, explorando formas de dar vida a um personagem a partir de emoções, arquétipos e impulsos humanos universais.
O XXVI Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede decorrerá de 24 de janeiro a 18 de abril de 2026, constituindo-se deste modo todo o concelho de Cantanhede como um megapalco das artes cénicas.

