A Green Destinations elegeu o projeto LIFE Águeda como uma das 100 melhores histórias de Destinos Verdes. O anúncio acaba de ser feito por aquele organismo internacional que reconhece o LIFE Águeda como uma boa prática e referência mundial na área da sustentabilidade ambiental. O projeto vai ser votado na Conferência Global da Green Destinations, agendada para 10 a 12 de dezembro, no Chile.
A organização considera que o Município de Águeda apresentou um “projeto inovador e eficaz de destino que trabalha para um desenvolvimento turístico mais responsável”.
“Este é um reconhecimento internacional de um projeto que, sem dúvida, orgulha Águeda e os aguedenses, que liga a reabilitação dos rios à sua valorização e ao turismo de natureza”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o Município tem desenvolvido um trabalho intenso nesta área, “na reabilitação de rios e ribeiras, utilizando técnicas de base natural”.
Refira-se que este organismo informa ter recebido uma “coleção inspiradora de histórias de boas práticas de 45 países”, reconhecendo Águeda como um destino que implementa soluções que respondem aos desafios e problemas do turismo sustentável.
As intervenções realizadas no âmbito do LIFE Águeda promovem a valorização do rio dos pontos de vista ambiental e turístico, levando o visitante a descobrir o rio e os seu valores naturais, ao mesmo tempo que promove o turismo acessível, de que é exemplo o e-CAR, que está disponível no Posto de Turismo e permite que uma pessoa de mobilidade reduzida possa acoplar a sua cadeira de rodas ao equipamento e visitar o rio e os seus espaços naturais.