Anadia na direção dos Caminhos de Fátima: segurança é prioridade

Tornar o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima) mais seguro para os caminhantes – sobretudo na época das principais peregrinações ao Santuário de Fátima – é a principal prioridade da Associação Caminhos de Fátima (ACF), cuja direção, liderada pelo Município de Pombal, foi agora reconduzida.

Paralelamente, será realizada uma campanha de comunicação e divulgação dos percursos existentes, a que se acrescenta a colaboração na gestão e promoção da Rota Carmelita, um percurso originalmente criado e desenvolvido pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

Trata-se de um caminho de peregrinação que liga Coimbra a Fátima num itinerário mais seguro e atrativo em termos naturais e culturais, e que atravessa os concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.
A Associação Caminhos de Fátima conta com o empenho dos municípios participantes na consolidação de parcerias privilegiadas com o Centro Nacional de Cultura, Turismo de Portugal e Santuário de Fátima.

A direção da ACF abre horizontes para colaborar com outros trajetos de caminhos de Fátima existentes no país, sempre que possível conciliando estes trajetos com os Caminhos de Santiago, de acordo com o protocolo assinado em 2022 com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

 

Coimbra na Assembleia Geral e Pombal na Direção
Na direção da associação está o Município de Pombal, que liderou a única lista a sufrágio nas mais recentes eleições, acompanhado por Santa Maria da Feira e Ourém. A presidência da Assembleia Geral pertence do Município de Coimbra, enquanto o Conselho Fiscal é presidido por Anadia.

A ACF – Associação Caminhos de Fátima é uma instituição que “tem como objetivo principais, o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões, o apoio a peregrinos e caminhantes dos Caminhos de Fátima e toda a defesa e promoção do património cultural e natural destes percursos”.

Criada em 2016, é constituída por 13 municípios, quatro da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova e Soure, a que se juntam a Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia, Pombal, Leiria e Ourém.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais