O campeão português júnior de fundo e de contrarrelógio António Morgado, da Bairrada Cycling Team, vai mudar-se para os norte-americanos da Hagens Berman Axeon em 2023, anunciou a equipa, que tem por hábito contratar jovens talentos do ciclismo português.
O ciclista júnior juntar-se-á à equipa norte-americana, considerando “uma grande honra e uma grande responsabilidade”, declarou, citado em comunicado. “Estou entusiasmado e motivado para começar esta nova fase da carreira”, atirou.
O vencedor da Volta a Portugal de juniores, com a Bairrada, tem dominado o circuito nacional da categoria e no estrangeiro tem somado vitórias, como na Volta ao Douro, em Espanha, e segundos lugares na Corrida da Paz e no Troféu Centre Morbihan, entre outros destaques.
Há muito apontado a uma equipa estrangeira, Morgado vai poder “dar o próximo passo no calendário internacional”, destaca o diretor desportivo da Hagens, Koos Moerenhout.
A equipa, que em 2022 conta com Diogo Barbosa nas fileiras, tem contratado ciclistas portugueses ao longo dos anos, lançando-os para “outros voos”: de João Almeida, hoje chefe de fila na UAE Emirates, a Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) ou André Carvalho (Cofidis), bem como os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, também na equipa dos Emirados Árabes Unidos.