Biblioteca de Cantanhede participou no aniversário da Biblioteca de Mortágua

A Biblioteca Municipal de Cantanhede teve oportunidade, no dia 28 de fevereiro, de se associar às comemorações do 19º aniversário da Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, em Mortágua.

Através de um convite formulado por aquele equipamento cultural beirão às dezanove bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, as diversas instituições culturais têm assim oportunidade até ao próximo dia 3 de março, de assinalarem em conjunto a efeméride e proporcionar uma grande festa em torno dos livros e da leitura.

Sob a mote O livro une pessoas, reforça laços e promove pontes entre os Municípios da nossa região, mais de 150 crianças dos Jardins de Infância locais tiveram assim oportunidade de assistir, ontem, à leitura animada de diversas obras proporcionadas pelas Bibliotecas de Cantanhede, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Coimbra e Figueira da Foz.

Com uma equipa composta por três técnicas, a Biblioteca Cantanhede efetuou a animação do conto “Sopa de Nada”, da autoria de Darabuc, pseudónimo do escritor espanhol Gonzalo García Rodríguez, e da ilustradora iraniana, Rashin Kheiriyeh. A “Sopa de nada” é uma fábula que se inspira numa antiga receita, a da Sopa de pedra, um conto popular que, tal como acontece frequentemente com os contos de origem tradicional, apresenta diferentes versões consoante o país onde é contado. Nesta história infantil são destacados vários os aspetos, com natural destaque para a importância da partilha e da solidariedade, para além de salientar que em situações de necessidade e dificuldades, muitas vezes só é preciso um pouco de engenho e imaginação.

Os outros contos animados neste primeiro dia de comemorações foram “As preocupações do Billy, “O lobo que tinha medo da sua sombra”, “Corre, corre cabacinha” e “O som das lengalengas”, que foram animados por técnicas das Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Poiares, Condeixa-a-Nova, Coimbra e Figueira da Foz, respetivamente.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais