A Câmara Municipal da Mealhada assinou o Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEP) com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL). O documento, válido por dois anos, repõe algumas regalias aos trabalhadores, nomeadamente a possibilidade de gozo de 25 dias úteis de férias.
A aprovação deste ACEP reafirma o direito à negociação e contratação coletivas, regulando várias matérias como a manutenção das sete horas diárias de trabalho e das 35 horas semanais, a organização das modalidades de horário de trabalho e ainda diversos aspetos relacionados com segurança e saúde no trabalho. Reconhece ainda diversos direitos ao trabalhador, nomeadamente os 25 dias úteis de férias, no caso de uma avaliação de desempenho positiva.
“Trata-se de mais um passo no estreitamento e reforço das boas relações institucionais, tendo como objetivo prioritário, otimizar e garantir as condições laborais dos trabalhadores do Município”, refere o STAL.
Na assinatura do ACEP estiveram presentes, além do presidente da Câmara Municipal, António Jorge Franco, António Augusto Conceição e João Claro, da Direção Regional do STAL de Aveiro.