Câmara de Águeda apoia construção de casa de acolhimento para crianças doentes em Bissau

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu um apoio financeiro de 10 mil euros à Associação Missão Saúde para a Humanidade (MSH) para a construção de uma casa de acolhimento para crianças e equipas de trabalho, no âmbito do “Projeto Esperança”, em Bissau, Guiné-Bissau. O protocolo que formaliza este apoio foi ontem assinado.

Esta infraestrutura irá dar resposta à necessidade de assistência médica e cirúrgica de crianças com patologias graves que não encontram respostas naquele País africano. Uma vez que no país não existem meios para tratar estes doentes, as crianças são sinalizadas pelos serviços de saúde guineenses e são evacuadas para o Hospital de S. João, no Porto, onde são sujeitas a tratamentos e/ou cirurgias, ao abrigo do “Projeto Esperança”, celebrado pelo Estado Português para os PALOP.

No âmbito de uma relação histórica e de amizade com Bissau, com quem tem um acordo de geminação desde o ano 2000, o Município de Águeda presta, desta forma, apoio a um projeto concreto e com forte sentido humanitário, que vai abranger crianças e jovens guineenses antes e depois de receberem tratamento médico-cirúrgico em Portugal (pré e pós evacuação).

“Este apoio é um contributo para levar, tal como o nome do projeto indica, esperança para as crianças guineenses que vão dispor de um espaço digno, seguro e acolhedor para acompanhamento clínico”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que esta é “uma forma de os aguedenses apoiarem esta cidade e este País”, através de um projeto humanitário que está a ser implementado em Bissau há alguns anos e que “afeta diretamente uma franja vulnerável da população”.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais