Câmara de Cantanhede entre as 20 mais transparentes do país

A Dyntra – Dynamic Transparency Index colocou Cantanhede entre as 20 autarquias mais transparentes de Portugal. Nesta plataforma, que avalia a transparência da informação pública de várias entidades, a autarquia cantanhedense surge no 19.º lugar, a segunda melhor posição no que diz respeito aos municípios da região de Coimbra, à frente de capitais de distrito como Porto, Viseu, Aveiro, Guarda ou Faro.

A publicação de atas das sessões de Câmara e Assembleia Municipal, a existência de um Código de Ética ou de Conduto do Município, ou a divulgação de planos municipais de áreas setoriais como a Cultura, Educação ou Proteção Civil são alguns dos indicadores em que o Município de Cantanhede merece avaliação positiva.

A participação ativa e informada dos cidadãos é determinante no desenvolvimento das comunidades, daí que se valorize a relação entre estas e a autarquia. A par disso, só disponibilizando a informação da atividade camarária se pode estabelecer uma relação de confiança com os munícipes.

Recorde-se que já no Índice de Transparência Municipal – no qual os 308 municípios são avaliados pela informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites -, Cantanhede surge sempre nos lugares cimeiros.

A Dyntra – Dynamic Transparency Indice é uma plataforma colaborativa, administrada pela Dyntra ivzw, uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas (Bélgica), que tem como objetivos corporizar o movimento social para a transparência dinâmica e o governo aberto, desenvolvendo índices para medir a informação pública de governos, administrações públicas, partidos políticos, governantes eleitos e os diferentes atores sociais de forma dinâmica, eficiente, transparente e aberta.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais