Aproxima-se mais um período de entrega do IRS, referente a 2022, e há um conjunto de datas às quais deve estar atento. A Autoridade Tributária (AT) já divulgou quais os prazos mais importantes.
Até 15 de fevereiro – Consulta e atualização, no Portal das Finanças, dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes. Deste modo, os contribuintes que registaram alterações no seu agregado familiar no ano passado têm de atualizar as informações. O nascimento de um filho ou um divórcio são alterações que devem ser comunicadas. Também até esta data deve comunicar os elementos dos contratos de arrendamento de longa duração com direito à redução de taxa de tributação ou a sua cessação.
Até 25 de fevereiro – Consulta, registo e/ou confirmação das faturas de todos os membros do agregado familiar e eventual afetação a atividade comercial/profissional. Este passo, à semelhança dos anos anteriores, deve ser feito no e-fatura.
Até 15 de março – Disponibilização, no Portal das Finanças, dos montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta de 2021 e das despesas e encargos afetos à atividade.
Até 31 de março – Consultar, no Portal das Finanças, as despesas gerais e as despesas com direito à dedução do IVA que foram comunicadas à AT. Reclame, se houver diferenças ou irregularidades. Também até esta data poderá comunicar a entidade à qual pretende consignar o IRS, o IVA ou ambos.
De 1 de abril a 30 de junho – Confirmação do IRS Automático ou entrega da declaração Modelo 3.
A senha de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos do agregado familiar é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais. Caso não se recorde da mesma, pode recuperá-la, acedendo ao Portal das Finanças e seguindo os seguintes passos:
Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Situação Cadastral Actual > Dados gerais > Recuperar Senha, respondendo à questão de segurança que lhe é formulada.
“Com a aceitação deste novo pedido, a senha anterior é cancelada de imediato, sendo-lhe remetida para o seu domicílio fiscal uma carta com a nova senha, no prazo médio de cinco dias úteis”, de acordo com a informação disponibilizada no Portal das Finanças.
Também poderá recuperar a senha por SMS, mas “esta opção só se encontra disponível se o seu número de telemóvel estiver fiabilizado no Portal das Finanças”.