Exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes” inaugurada em Anadia
O Município de Anadia associou-se às comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes, integrando o projeto cultural “100Paredes em Anadia”, que dinamizará um conjunto de iniciativas ao longo dos meses de março e abril.
A primeira grande iniciativa foi a inauguração da exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”, que decorre na Biblioteca Municipal de Anadia entre os dias 22 e 29 de março. A sessão de abertura, no passado sábado, dia 22, contou com a presença dos curadores do projeto, Bruno Costa e André Varandas, que explicaram o conceito da mostra e a importância de Carlos Paredes na história da música portuguesa.
Bruno Costa destacou a relevância da iniciativa e a adesão do concelho de Anadia ao projeto: “É um orgulho trazer a comemoração deste centenário a Anadia, um concelho que se colocou logo na frente para nos acolher. Carlos Paredes fez parte da história do 25 de abril e da liberdade. Este projeto já está em 18 municípios pelo país e um dos objetivos é darmos a conhecer a guitarra portuguesa e o que este instrumento, tão português, representa”, afirmou.
A exposição inclui 10 grandes formatos explicativos sobre a vida e obra do artista, exemplares da sua discografia, uma Guitarra Portuguesa comemorativa dos 100 anos, criada pelo luthier Fernando Meireles, e uma instalação videográfica com entrevistas e imagens de arquivo da RTP e da Cinemateca Portuguesa. Além disso, uma obra do artista Juan Domingues, criada exclusivamente para o centenário, faz parte da mostra. O evento de inauguração contou ainda com um showcase especial dos músicos Bruno Costa e Nuno Botelho.
Para André Varandas, este crescimento do projeto demonstra o impacto cultural de Carlos Paredes e do seu instrumento de eleição. “Esta iniciativa surgiu originalmente na Universidade de Coimbra e conta atualmente com 80 iniciativas e isto é a prova da importância que a guitarra portuguesa tem”, referiu.
Workshops e Espetáculos Multidisciplinares
Além da exposição temporária, o projeto prevê a realização de workshops e musiclabs destinados aos mais jovens, com o objetivo de partilhar a história da guitarra portuguesa e dar a conhecer a vida e obra de Carlos Paredes junto da comunidade escolar.
As comemorações culminam nos dias 25 e 26 de abril com dois espetáculos multidisciplinares no Cineteatro de Anadia, que irão celebrar a versatilidade artística de Carlos Paredes. As apresentações contarão com teatro, dança e cinema, refletindo a influência do mestre da guitarra portuguesa em diferentes expressões artísticas.
Para estas atuações, foram convidadas cinco associações culturais do concelho: ADABEM – Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Club de Ancas, Coral Stella Maris – Music & Arts, O Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.
“Diria que esta atuação que ouvimos aqui hoje (de Bruno Costa e Nuno Botelho, no contexto da inauguração da exposição) é mesmo das melhores, porque tocam com alma e sentido. Já andamos há alguns meses com expectativa destes espetáculos que serão para todos uma oportunidade única. Vamos celebrar o 25 de abril mas é também uma forma de homenagearmos Carlos Paredes que foi um ativista pela liberdade, mas também por aquilo que fez por este instrumento. Não deixa também de ser uma boa oportunidade de educarmos e chegarmos a mais jovens”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, sublinhando a importância do evento e do legado de Carlos Paredes,
Os bilhetes para os espetáculos estarão disponíveis em breve, nas bilheteiras do Cineteatro de Anadia, no Posto de Turismo da Curia e online através da Bol.pt.
O projeto 100Paredes, idealizado por Bruno Costa e André Varandas, pretende celebrar Carlos Paredes como um ícone da cultura portuguesa, promovendo 80 eventos ao longo do ano em 18 municípios do país.
Com esta programação, Anadia reafirma-se como um polo cultural dinâmico, promovendo o legado de Carlos Paredes e a importância da guitarra portuguesa junto de diferentes gerações.