O Município da Mealhada vai receber, em Tomar, o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”, no âmbito da entrega dos Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos, promovida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O Município foi convidado para a cerimónia, onde receberá o selo que visa distinguir as entidades gestoras com melhor qualidade de água. O processo de apuramento destas entidades está relacionado com a elaboração do relatório anual do controlo da qualidade da água, no qual se encontra sintetizada a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados e referenciada a 31 de dezembro de 2023.
Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, esta distinção “reflete os vários investimentos feitos ao nível da distribuição de água, num claro reforço de profissionais e de infraestruturas para assegurar, com o máximo de qualidade, este serviço essencial às nossas populações”.
A ERSAR promove anualmente a atribuição destes prémios com vista a identificar, distinguir e divulgar casos de referência em Portugal continental relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, gestão de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliados nos termos dos vários ciclos de regulação desta entidade reguladora e em conformidade com o regulamento da iniciativa.
Os resultados da análise da ERSAR mostram que, na generalidade, é seguro beber água canalizada em Portugal, mas a excelência foi alcançada apenas por 83 entidades, entre elas a Câmara da Mealhada, num universo de 221 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa no ano transato.