Ministra lembra A1 na inauguração da Expansão da Zona Industrial de Vila Verde

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro inaugurou a 9 de janeiro, a Ampliação da Zona Industrial de Vila Verde, na presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A governante foi convidada por Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pela melhor atenção e acompanhamento que sempre deu a este e a outros projetos do município, quer enquanto Presidente da CCDR Centro, quer enquanto Ministra da Coesão Territorial, explicou o autarca. Consigo, ao longo dos anos, em diversos cargos e com diversas responsabilidades de gesto e governativas, Oliveira do Bairro cresceu e viu muitos dos seus projetos de desenvolvimento serem apoiados e financiados, acrescentou.

Relativamente à estrutura inaugurada, num investimento total de cerca de 4,5 milhões de euros, Duarte Novo referiu que a zona de ampliação conta com 39 lotes empresariais e um de serviços comuns, estimando-se a criação de mais de meio milhar de empregos.

O líder do Executivo Municipal de Oliveira do Bairro deu também conta da grande procura de lotes, não só para investimento nacional, mas também estrangeiro, em resultado de uma primeira auscultação realizada pela autarquia, nos últimos meses, a empresas e empresários.

Relembrando que o processo da ampliação da Zona Industrial de Vila Verde foi iniciado há quatro anos e meio, com a habitual burocracia, que torna estes procedimentos demasiado morosos, Duarte Novo relembrou que se trata da primeira vez, desde 2005, que é feita uma intervenção de fundo numa zona industrial do nosso Concelho. Nenhuma área de localização empresarial foi criada ou ampliada desde esse ano, destacou o autarca.

O investimento municipal nas zonas industriais será para continuar, tendo o autarca informado que a Zona Industrial da Palhaça ser a seguinte, estando a ser a ultimada a compra de terrenos e a serem melhorados os acessos, a par da execução dos projetos.

Seguir-se-á a ampliação das zonas industriais de Bustos e posteriormente de Oiã, num investimento total, em todas as zonas industriais, de mais de 10 milhões de euros, explanou o autarca.

Duarte Novo aproveitou ainda a presença da governante para relembrar que foi graças a Ana Abrunhosa que “pudemos, eu e a minha colega do Município de Anadia, ser recebidos no Ministério das Infraestruturas e de lá trazermos o compromisso da nova ligação à A1. E se bem que o compromisso tem uma data e tem um rosto, o vínculo com uma entidade intemporal: o Estado Português; e a ele que continuaremos a reivindicar e exigir o cumprimento deste compromisso”, acrescentou.

Na sua intervenção, a Ministra da Coesão Territorial aludiu a essa situação, defendendo que “seja qual for o Governo, o nó da A1 faz sentido. Faz sentido para o território e, portanto, tem que fazer para o Governo”.

Sobre a ampliação da Zona Industrial de Vila Verde, Ana Abrunhosa considerou que se trata de um investimento relevante para este território”, destacando que, em Oliveira do Bairro, as escolhas têm sido claras: Serviços Públicos, Educação, Saúde, (…) na requalificação urbana, para melhorar a qualidade de vida, e claramente nesta área da localização empresarial”.

A Ministra da Coesão Territorial fez ainda questão de referir que o Município de Oliveira do Bairro tem feito um esforço muito significativo para valorizar o território e tem aproveitado os fundos europeus de forma extraordinária”.

A expansão da Zona Industrial de Vila Verde, cujo investimento se traduz em cerca de 4,5 milhões de euros, incluindo a aquisição de terrenos, contou com financiamento de fundos europeus, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia bairradina ao Programa Operacional Regional Centro 2020.

A zona de expansão, com 39 lotes para acolhimento empresarial, permite a criação de até 2.266 lugares de estacionamento, incluindo 50 para veículos pesados, sendo 346 em espaço público e até 1.870 em domínio privado, de forma satisfazer as necessidades resultantes da instalação de novas atividades económicas e dos visitantes que tenderão a recorrer aos seus serviços.

Na primeira apresentação do projeto, Duarte Novo defendeu que “a zona de expansão da Zona Industrial de Vila Verde vai tornar-se num espaço atrativo e dotado de infraestruturas capazes de garantir o acolhimento e fixação imediata de novas atividades económicas, podendo inclusivamente potenciar a relocalização de unidades empresariais instaladas noutras zonas do concelho, nomeadamente em alguns aglomerados urbanos, que se encontrem física e funcionalmente desenquadradas com a sua envolvente”.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais