Mortágua Viva: Tasquinhas e Concertos até domingo

Agosto é mês da Mortágua Viva. Estão de volta os dias intensos e vibrantes de vida, alegria e animação, de convívio e partilha de momentos inesquecíveis que enchem a alma. Uma alegria intensificada com a presença dos Mortaguenses que estão radicados no estrangeiro e noutros ponto do país, e que nesta altura do ano fazem questão de regressar à sua terra para viver e compartilhar estes dias festivos.

Há toda uma comunidade em festa, uma Mortágua viva, enérgica, vibrante, que celebra a sua identidade, o seu sentir coletivo, a sua união, e a sua arte de bem receber o visitante.

Todos os dias, a partir das 20h00, as “Tasquinhas” são ponto de encontro para jantares com familiares e amigos e momentos de conversa e confraternização à mesa. Este ano são 30 as Associações que marcam presença na Praça dos Sentidos com mostra de gastronomia tradicional e regional, incluindo a tasquinha dedicada aos “Sabores do Mundo”, que constituiu um sucesso na sua primeira edição em 2022. As comunidades imigrantes residentes em Mortágua vão trazer os sabores do Brasil, Índia e Angola. Esta participação visa promover a integração plena dos imigrantes na comunidade local, e ao mesmo tempo divulgar e partilhar a sua cultura, costumes e tradições.

A Comuna de Wormeldange, no âmbito da geminação com o Município de Mortágua, é já uma presença habitual nas festas apresentando a sua gastronomia e os vinhos da região do Mosele. Este ano a representação será assegurada por Funcionários daquela autarquia luxemburguesa.

Além da gastronomia, os concertos são outro dos fortes motivos de atração de visitantes, com entradas gratuitas todos os dias. Abriu com um dos maiores nomes da música portuguesa, Sérgio Godinho, que esteve acompanhado pela Filarmónica de Mortágua. Seguiu-se no dia 15 Plutónio, no dia 16 Bárbara Tinoco (uma das revelações da nova geração de artistas nacionais) e no dia 17 Miguel Araújo, que tem esgotado Coliseus. Antes dos concertos com os artistas nacionais, sobem ao palco as Bandas Locais (Deadwaters no dia 15 e Cordas Partidas no dia 16) e no sábado realiza-se ainda a Gala Internacional de Folclore organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. No final dos concertos a música continua na Praça dos Sentidos com Dj`s locais.

À semelhança do ano transato, o Espaço Vida será outro dos palcos de animação diária, oferecendo atividades artísticas e culturais para toda a família. Este espaço contará com momentos de animação diariamente, a partir das 16h, incluindo pequenos concertos. Káustica, Morgad, Masena, Crassh_ Recycled e Lunch Club, estão entre os Artistas e Grupos que vão atuar no designado Palco Vida. Os Lunch Club é uma banda formada por ingleses que vivem há vários anos em Mortágua, sendo mais um exemplo de integração e multiculturalidade na Mortágua Viva.  O Espaço Vida funciona também como uma mostra dos jovens talentos locais, dando a conhecer os seus projetos nas mais diversas áreas.

A animação do Espaço Vida inclui ainda artes circenses, e para os mais pequenos, a Hora do Conto, insufláveis, pinturas faciais, entre outras diversões. Haverá também animação das ruas comerciais e da área das tasquinhas. O desporto integra também o programa das festas, com a realização do 22º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva, no dia 15, e o Torneio de Futebol de 7 do Sporting Clube de Vale de Açores.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais