No arranque do novo ano letivo, o Município de Anadia promoveu na passada quarta-feira, 11 de setembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia, a terceira edição do “Encontro com a Educação”, que juntou o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Anadia, proporcionando assim um momento de convívio, de partilha e de aprendizagem entre os profissionais dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A iniciativa contou ainda com a presença de Rodrigo Ramalho, licenciado em Educação Física e Desporto, mestre em Lazer e Desenvolvimento Local, que abordou “a importância de brincar” e “de aproveitar os tempos extracurriculares no espaço escolar”.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, aproveitou o momento para partilhar algumas das dificuldades, constrangimentos e preocupações com que o Município se tem confrontado neste inicio de ano letivo, às quais “nem sempre é possível dar uma resposta tão imediata quanto desejável”, tendo, nesse sentido, apelado à compreensão de todos os intervenientes, por forma, a que tudo corra pelo melhor.
Maria Teresa Cardoso deu a conhecer que “a grande mudança” neste novo ano letivo vai ser em Vilarinho do Bairro, devido às obras de requalificação da Escola Básica que deverão arrancar em breve. Um investimento que ronda um milhão e meio de euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A autarca sublinhou ainda que a descentralização de competências tem sido “uma experiência enorme e um grande desafio” para o Município de Anadia a vários níveis.
Maria Teresa Cardoso desejou a todos um bom ano letivo, deixando um agradecimento a todos os docentes e não docentes pela sua presença, dirigindo ainda uma palavra de reconhecimento ao Professor Rodrigo Ramalho pela “partilha de experiência e pelo desafio” que deixou aos presentes sobre a questão do brincar.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, Aníbal Marques, salientou que “a educação é a chave de qualquer sociedade que queira ser criadora de valores”, considerando que “é urgente restituir aos professores e funcionários da educação a vontade e o crer”. “Não acreditar na educação é não acautelar o futuro”, afirmou. Desejou a toda a comunidade educativa um bom ano letivo.
O Encontro terminou com um momento musical protagonizado pelos jovens alunos Leonor Ferreira e Simão Braz.