Realizou-se no domingo, dia 26 de outubro, a cerimónia de tomada de posse dos novos membros da Assembleia e do Executivo da Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho, no concelho de Anadia. A sessão solene marcou o início de um novo mandato autárquico, reunindo os eleitos e habitantes da freguesia.
Antes do início formal da Assembleia, nove eleitos tomaram posse, seis membros do movimento Sempre Pela Nossa Terra (S-PNT), dois membros da Coligação Anadia Primeiro (PSD/CDS-PP) e um membro do PS.
Para o Executivo da Junta de Freguesia foi apresentada e aprovada uma única lista, constituída por Lúcia Rodrigues de Jesus, como presidente, Edite Paulo como secretária e Tânia Ferreira dos Anjos como tesoureira.
Na votação interna para a constituição do Executivo, Tânia Anjos foi eleita tesoureira com seis votos a favor e três em branco, enquanto Edite Paulo foi eleita secretária, também com seis votos favoráveis e três em branco. A Mesa da Assembleia de Freguesia ficou composta por Marta Nazaré da Silva, presidente, João Pedro Ferreira, primeiro secretário, e Eva Faria, segunda secretária.
Durante a cerimónia, seguiram-se as intervenções dos representantes eleitos.


A representante da coligação Anadia Primeiro (PSD/CDS-PP), Sandra Queirós, felicitou todos os eleitos e reforçou o espírito de cooperação: “Independentemente das nossas posições, partilhamos o mesmo propósito: servir Avelãs de Caminho. Que este mandato seja feito em diálogo e com respeito, pois só assim conseguiremos melhorar a nossa comunidade.”
A encerrar a sessão, Lúcia Rodrigues, reeleita presidente da Junta de Freguesia, deixou uma mensagem de compromisso e proximidade: “Sei que cada rua da nossa freguesia está bem representada por cada um de vós, que estarão atentos ao que se passa em vosso redor. Vamos para mais quatro anos deste projeto, que já dura há oito, e reforço que sou e serei presidente de todos os avelanenses.”
Lúcia Rodrigues concluiu convidando a população à participação ativa na vida da freguesia: “As reuniões da assembleia e do executivo são o melhor espaço para se informar e contribuir para o futuro de Avelãs de Caminho. O nosso compromisso mantém-se: dedicação, proximidade e amizade — sempre pela nossa terra e pelos avelanenses.”
Em relação às eleições de 2021, o movimento independente S-PNT (antigo + PNT) reforçou a sua expressão eleitoral, passando de 53,96% para 56,67% dos votos. A principal mudança registou-se na segunda força mais votada, com a coligação PPD/PSD.CDS-PP a ocupar o lugar anteriormente detido pelo MIAP, alcançando 27,32% dos votos e dois mandatos. Já o Partido Socialista manteve o seu único mandato, registando uma ligeira subida na votação, de 9,65% para 10,68%.
Margarida Verdade

