Oliveira do Bairro distinguido pelo apoio às pessoas com demência

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma autarquia “amiga das Pessoas com Demência”. A distinção foi alcançada no âmbito da 1.ª edição da iniciativa “Laboratório de Jogos especializados para a Demência”, desenvolvida pela AGILidades, uma SPIN Off académica do Instituto Politécnico de Leiria, que se tornou conhecida pela criação e validação científica do jogo sénior para estimulação geriátrica.

A candidatura a esta iniciativa teve por base um protocolo assinado entre o Município de Oliveira do Bairro e a marca AGILidades, em junho do ano passado, para a implementação do projeto AGILidades Lab Center no Concelho. Este projeto envolve a atribuição, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) parceiras, de material de estimulação diversificado, com vista ao desenvolvimento de atividades de diagnóstico e estimulação dos mais velhos.

As IPSS aderentes a este projeto são a ABC – Bustos, AMPER, Centro Ambiente Para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e SOLSIL, que também receberam uma menção honrosa, obtendo a distinção de “Instituição amiga das Pessoas com Demência”.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, “verificou-se que, através da introdução destes jogos no quotidiano das pessoas idosas, houve uma melhoria significativa das capacidades cognitivas, motoras e de socialização desta população e, por esse razão, decidimos dar continuidade a este trabalho em rede, com a introdução, nesta fase, dos jogos especializados para Pessoas com Demência”.

Na 1.ª edição da iniciativa “Laboratório de Jogos especializados para a Demência”, “estão contemplados dois jogos devidamente desenvolvidos e adaptados para as pessoas com diagnóstico de demência, nomeadamente, o Jogo Labirinto (edição encruzilhada) e o Jogo Mexerico” explicou Marlene Rosa, a empresa responsável pelo projeto AGILidades Lab Center, que não deixou de congratular a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e as IPSS parceiras por terem “apostado no envelhecimento ativo”, reforçando que “nem todos os Municípios têm esta preocupação”.

De referir que, para além dos jogos, e à semelhança da edição anterior, os técnicos responsáveis pela dinamização destas atividades, até a um máximo de 5 elementos, podem usufruir de cinco horas de formação para que a aplicabilidade dos jogos seja feita com a maior precisão possível.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais