O Sangalhos Desporto Clube apresentou-se na passada sexta-feira, dia 09, na Estalagem de Sangalhos e mostrou-se preparado para o regresso à Liga. Sem marcar presença no principal campeonato nacional de basquetebol desde 1995-95 não esperavam este desfecho na época passada, cujo objetivo era o da manutenção no Campeonato da Proliga.
“Temos muitos atletas formados neste clube que irão fazer parte da equipa principal e isso só me faz ter orgulho em todos os jogadores e treinadores, que também são da casa”, foram palavras de Jorge Anjos, presidente da direção do clube.
26 anos depois o Sangalhos está de regresso ao patamar mais alto do basquetebol português e começa a época já no próximo dia 24 de setembro, na casa SC Lusitânia Expert, pelas 17h, em Angra do Heroísmo.
“É um orgulho ver o Sangalhos de volta a este escalão. É importante que consigamos viver este orgulho na plenitude e que não tentemos dar um passo maior que a perna. O Sangalhos conquistou este lugar por mérito próprio. Há uma discrepância muito grande nos orçamentos dos clubes que estão nesta liga. Mas a garra que o Sangalhos tem, mais ninguém tem. E esta é uma garra que vale milhões num orçamento”, afirmou Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia.
O autarca referiu o facto de haver uma mistura de gerações na equipa técnica, recordou os tempos como jogador de basquetebol neste clube e deixou para futuro o desejo de voltar a dar os parabéns ao clube, dentro de um ano, independentemente do lugar ou campeonato em que estiver.
Orlando Simões, membro da direção, recordou que o Sangalhos conseguiu subir à Liga por mérito próprio, apesar de nunca ter tido este objetivo.
“Desfrutem. Estão num patamar que, provavelmente, nunca pensaram estar com esta camisola vestida. O mérito é vosso (referindo-se aos jogadores). Somos uma equipa com um orçamento muito baixo, mas não tenho dúvidas que vão dar o melhor pelo Sangalhos”, terminou Jorge Anjos, o presidente do clube.
PLANTEL 2022/23
Diogo Silva / Sangalhos / Base / 1,78m
Bernardo Almeida / Sangalhos / Base / 1,80m
Aniel Brito / Marinhense / Extremo-Poste / 2,01m
Miguel Calado / Sangalhos / Extremo-poste / 1,90m
Tiago Barreto / Sangalhos / Extremo / 1,88m
Francisco Santiago / Sangalhos / Extremo / 1,91m
Marco Correia / Sangalhos / Extremo / 1,80m
João Martinho / Sangalhos / Extremo / 1,88m
Jack Hemphill / Universidade de Boston (Estados Unidos) / Extremo-poste / 2,06m
Avery Diggs / Universidade de Chattanooga Mocs (Estados Unidos) / Poste / 2,08m
Justin Stovall / Universidade de Wisconsin Platteville (Estados Unidos) / Extremo-poste / 2,01m
Nikita Kasongo / Saint Mary’s Huskies (Canadá) / Base-extremo / 1,93m
Abrian Edwards / Kamza Basket Tirana (Albânia) / Base-extremo / 1,96m
Treinador: Emanuel Silva
Treinador adjunto: Rodrigo Matos
Treinador adjunto: João Santos
Fisioterapeuta: André Torres
Presidente: Jorge Anjos