O Município de Anadia acaba de lançar as plataformas digitais (Facebook, Instagram, Linkedin e Tiktok) da marca “Viver Anadia – da Tradição à Inovação”, uma iniciativa inovadora dedicada a revitalizar e promover o comércio tradicional local. Este projeto visa dinamizar o comércio de proximidade, valorizando a oferta de produtos e serviços locais, fortalecendo a ligação entre os comerciantes e a comunidade residente, assim como atrair mais visitantes a conhecer e comprar no comércio local.
Para além do site www.viveranadia.pt, onde pode ser conhecida a marca “Viver Anadia”, através de um video explicativo que dá a conhecer todo o conceito, a informação sobre o comércio tradicional local pode também ser seguida nas redes sociais do projeto, em: https://www.facebook.com/ViverAnadia/; https://www.instagram.com/viveranadia/; https://www.linkedin.com/company/viver-anadia/ e ainda no canal de tiktok https://www.tiktok.com/@viver.anadia.
Este projeto tem uma área de intervenção definida como “Bairro”, obrigatoriamente delimitada como área de intervenção das ações a implementar. Prevê-se que, no final da execução do projeto, o comércio local se encontre com um nível de capacitação digital mais elevado, não só pela formação ministrada, mas também pela introdução de novas tecnologias nos seus negócios.
Um caminho para Anadia Smart City sempre enquadrado com os objetivos para o desenvolvimento sustentável definidos na candidatura: igualdade de género, trabalho digno e crescimento económico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática, paz, justiça e instituições eficazes.
O projeto “Viver Anadia” tem como principais objetivos: fomentar o Comércio Local: Incentivar os residentes a comprar localmente, contribuindo para a economia da região e para a sustentabilidade dos negócios familiares; aumentar a Visibilidade dos Comerciantes: Através da digitalização do negócio, de uma plataforma agregadora de toda a oferta de comércio, serviços, restauração e hotelaria numa só plataforma- Viveranadia.pt, campanhas de marketing e eventos, proporcionar uma maior exposição aos comerciantes locais; criar uma Rede de Cooperação: Estabelecer uma rede de colaboração entre os comerciantes, promovendo parcerias e sinergias; promover a Identidade Local: Valorizar a cultura e as tradições locais, integrando-as nas atividades comerciais.