Os alunos do concelho de Anadia que obtiveram melhor aproveitamento escolar, no ano letivo 2021-2022, foram distinguidos com o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, promovido pelo Município de Anadia, numa cerimónia que decorreu, esta quarta-feira (14 de dezembro), no Cineteatro Anadia.
O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas do concelho de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
A cerimónia foi presidida por Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que, na ocasião, deu os parabéns aos alunos galardoados, desejando que este prémio seja “um incentivo para continuarem a fazer mais e melhor”. Para a autarca, este é um “momento feliz”, porque, além de homenagear “o nosso conterrâneo Rodrigues Lapa”, “presta homenagem à comunidade escolar e aos alunos que alcançaram os melhores resultados e que, desta forma, se sentem recompensados pelo esforço e pela dedicação aos estudos”. Maria Teresa Cardoso aproveitou a cerimónia para, publicamente, endereçar uma “palavra de reconhecimento” ao Colégio Salesianos de Mogofores que, enquanto estabelecimento de ensino, por inviabilidade financeira, fechou portas no início deste ano letivo. “Anadia não esquece, nem esquecerá a importância deste estabelecimento para milhares de jovens e para a comunidade onde se encontra inserido”, afirmou.
No seu discurso, Teresa Cardoso destacou o facto de a Escola Profissional de Anadia (EPA) e o Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA) terem sido contemplados, pelo Ministério da Educação, com dois centros tecnológicos especializados nas vertentes Industrial (EPA) e Informática (AEA). “É um orgulho para o Município podermos contar com mais esta oferta de ensino”, adiantou, considerando que “será, sem dúvida, um ganho e uma grande mais-valia para os nossos jovens e para a comunidade anadiense em geral. Esta conquista que irá contribuir para a redução das desigualdades socioeconómicas e geográficas do concelho”.
O Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a esta cerimónia, tendo, uma vez mais, premiado os melhores alunos do 12.º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, dos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do clube.
A cerimónia contou com dois momentos culturais, um primeiro protagonizado por Bru Junça, que apresentou uma leitura encenada onde recordou quem foi e o que fez Manuel Rodrigues Lapa. O segundo momento foi protagonizado pelo anadiense José Araújo que, acompanhado pela sua guitarra clássica, interpretou dois temas musicais.
PREMIADOS (1P – 1.º Prémio / MH – Menção Honrosa):
́ ́
. 2.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Margarida Ligeiro
MH – Laura Vieira e Mariana Almeida
. 3.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Joana Fernandes
MH – Júlia Nogueira e Laura Pereira
. Ensino Secundário
1P – Joana Fernandes
MH – Filipa Perpétua e Inês da Silva
. Ensino Profissional
1P – João Pedro Miranda
MH – Eduarda Almeida e Tiago Maia
́
. 2.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Ana Filipa Pereira
MH – Jacinta Sebastião e Mafalda Gonçalves
. 3.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Rita dos Santos
MH – Afonso Silva e Camila de Oliveira
́ ̧̃
. 2.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Martim Magalhães
MH – Camila Reis, Martim Ribeiro e Matilde Capela
. 3.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Margarida Branco
MH – Ana Francisca Timóteo e Inês Carvalho
. Ensino Secundário
1P – Manuel Martins
MH – Maria Cara D’Anjo e Sara Tribuna Bastos
́
. 2.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Miguel Pereira
MH – Constança de Almeida e Joana de Magalhães
. 3.º Ciclo do Ensino Básico
1P – Rui Pedro Ferreira
MH – Maria Cardoso Neto e Maria Inês Pato
. Ensino Profissional
1P – Ana Beatriz Ferreira
MH – Beatriz Silva e Fátima Martins
́
1P – Joana Fernandes (Agrupamento de Escolas de Anadia)
MH – Maria Cara D’Anjo (Colégio Nossa Senhora da Assunção) e Gabriela Silva (Escola Secundária de Oliveira do Bairro)