ACeS Baixo Vouga escreve sobre o Dia Mundial de Cuidados Paliativos

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma iniciativa global da WHPCD – World Hospice and Palliative Care Day. Este ano a efeméride foi assinalada no dia 8 de outubro sob o lema “A Tua Vida Importa-nos”, de forma a enfatizar a necessidade de reforçar o acesso a estes cuidados no mundo inteiro, aumentando a consciencialização e compreensão dos problemas físicos, psicossociais e espirituais das pessoas que vivem com doenças graves ou incuráveis, e suas famílias.

Em Portugal, 70% das 100 mil pessoas que necessitam de Cuidados Paliativos, não têm acesso a este tipo de cuidados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2060 serão mais de 140 mil os portugueses a necessitar destes cuidados.

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACeS Baixo Vouga (ECSCP Baixo Vouga) oferece uma resposta de prestação de cuidados especializados nesta área, e conta com uma equipa multidisciplinar (Assistentes Sociais, Psicólogos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Médicos). Encontra-se em atividade direta desde janeiro de 2022 em parceria com a Fundação La Caixa, através do Programa Humaniza – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas. A ECSCP Baixo Vouga assegura a prestação de Cuidados Paliativos domiciliários a doentes com necessidades paliativas complexas, suas famílias, e apoio no processo de luto. Está sediada no edifício do Centro de Saúde de Águeda e abrange os concelhos de Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga, que se estende ao longo de 769 Km² e compreende uma população de 109300 habitantes. Podem ser referenciados à equipa utentes com necessidades paliativas, com idade superior a 18 anos, inscritos e/ou residentes na área de abrangência. Este encaminhamento é realizado após avaliação pelos profissionais clínicos das unidades funcionais dos Centros de Saúde (por exemplo médico ou enfermeiro de família) ou através das equipas hospitalares de cuidados paliativos.

 

Margarida Oliveira

______________________________________

Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária

Administração Regional de Saúde do Centro, I.P

Unidade de Cuidados à Comunidade de Águeda – ACeS Baixo Vouga

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais