Alunos visitam a mostra de Brinquedos artesanais em exposição em Cantanhede

Cerca de duas dezenas de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) efetuaram no dia 26 de outubro, uma visita à exposição Brinquedos artesanais, que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até fim do mês de outubro.

Acompanhados por uma docente do estabelecimento educativo, os alunos dos 10° e 11° anos do projeto de Arte e Diversidade Cultural tiveram oportunidade, no âmbito da disciplina de Cidadania, de apreciaram os mais de cem trabalhos expostos, com natural destaque para as bonecas e bonecos, jogos, carretas, réplicas de carros, motorizadas, bicicletas, aviões, comboios, cordas de saltar, carteira e uma casa de brincar.

Na sessão estiveram Fernando Marques e Márcia Ferreira, dois dos quinze artistas representados na exposição, que além de partilharem o seu testemunho, aproveitaram a ocasião para transmitir aos alunos um pouco do seu percurso profissional e artístico, revelando alguns dos mais importantes pormenores relacionados com as suas áreas de trabalho artesanal.

Os participantes tiveram assim oportunidade aprender ainda algumas das técnicas utilizadas na execução das obras, aproveitando a ocasião para questionar os artesãos sobre os projetos atuais e para o futuro.

Recorde-se que a mostra Brinquedos artesanais apresenta trabalhos elaborados exclusivamente por artesãos amadores e profissionais do concelho de Cantanhede, que pretendem assim disponibilizar as suas criações, a sua criatividade, a sua arte, demonstrando a todos quantos visitam este equipamento cultural que também pelo artesanato é possível criar brinquedos, bonitos e imaginativos.

Fernando Marques nasceu em Cantanhede, em 1969. Desde 2015 que se dedica à elaboração de brinquedos, utilizando como principal matéria-prima latas e outros objetos de reciclagem.

Márcia Margarida Ferreira nasceu em Arazede e reside em Pedras Ásperas, Sanguinheira. Carpinteira de profissão, dedica-se ao artesanato desde os 37 anos, participando regulamente em feiras de artesanato com trabalhos em tecidos, como bonecos, carteiras, entre outros.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais