A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, entregou simbolicamente à Junta de Freguesia de Cadima o contrato relativo ao projeto de recuperação do edifício da antiga escola primária de Taboeira.
A intervenção resulta de uma candidatura a fundos comunitários efetuada pela Freguesia de Cadima ao aviso de concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projetos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.
Helena Teodósio visitou o antigo estabelecimento de ensino, entregue à União Recreativa da Taboeira ao abrigo de um protocolo assinado com o Município e a Junta local, e congratulou-se com a dinamização deste espaço, enquanto “marca identitária forte da comunidade”.
Também o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Gregório, destacou a importância de preservação destes imóveis, que se assumem como locais privilegiados de convívio intergeracional e de preservação dos costumes e tradições da comunidade.
Financiada a 80% por fundos comunitários, a intervenção tem um custo global de 72.348,84€ e inclui a colocação de uma nova cobertura no edifício, pintura das paredes exteriores e a requalificação do espaço envolvente, nomeadamente o antigo recreio, com colocação de novo pavimento.