António Morgado é vice-campeão mundial de juniores de ciclismo de estrada

António Morgado sagrou-se na passada sexta-feira vice-campeão mundial júnior de fundo nos Mundiais de ciclismo de estrada, a decorrerem em Wollongong, na Austrália, sendo batido ao sprint pelo alemão Emil Herzog. Morgado, de 18 anos, conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal na categoria de juniores.

Depois de vários ataques ao longo dos 135,6 quilómetros da prova, que foram eliminando a concorrência, o jovem português isolou-se a 18 quilómetros da meta, entrando isolado na última volta ao circuito de Wollongong.

O ciclista natural das Caldas da Rainha chegou a dispor de mais de 20 segundos sobre os perseguidores, mas acabou por ser apanhado por Emil Herzog a três quilómetros da meta, com o alemão a levar a melhor no sprint a dois e a conquistar a camisola arco-íris, após 3h11m07s de prova.

PUB

“O António Morgado fez mais uma grande corrida. Em todos os anos que já levo como seleccionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos -, nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz. Aquilo que hoje todos puderam ver pela televisão, ele faz sempre. São demonstrações de força impressionantes”, resumiu o seleccionador nacional, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Gonçalo Tavares, que fez praticamente toda a corrida no grupo dos favoritos, foi 18.º classificado, a 2m48s do duo da frente, enquanto Daniel Lima foi 38.º, Tiago Nunes 58.º e José Bicho não terminou a prova.

A prata conquistada nesta sexta-feira coroa uma época de sonho para Morgado, que, no início de setembro, tinha vencido o Giro della Lunigiana, em Itália.

Campeão nacional júnior de fundo e contra-relógio, o promissor ciclista português venceu ainda a Volta a Portugal de juniores, a Volta ao Douro em Espanha, foi segundo no Troféu Centre Morbihan, na Corrida da Paz e na Gipuzkoa Klasikoa, tendo sido quarto na Volta ao Pays de Vaud.

António Morgado vai mudar-se da equipa da Bairrada para os norte-americanos da Hagens Berman Axeon na próxima temporada.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais