“Encontros de Cinema na Mealhada” vão debater a Inteligência Artificial

O Encontros de Cinema e Audiovisual na Mealhada realiza-se, dia 7 de novembro, no Cineteatro Messias, numa terceira edição direcionada às extensões do cinema, sejam a fotografia, a banda desenhada ou os videojogos, e à ameaça ou oportunidade da Inteligência Artificial (IA).

O debate desta terceira edição do Encontros centra-se nos vários mundos que o cinema, atualmente, habita, como a banda desenhada, o videogaming, a fotografia e o cosplay. A estes está ligada a Inteligência Artificial e o seu papel no futuro da criação artística. Para este painel principal – “Universos e Multiplataformas do Cinema” – estão convidados artistas e ilustradores, game designers, videógrafos e designers. (Ver Programa)

O programa inclui a exibição do filme “O Velho e a Espada”, com a presença do realizador Fábio Powers e da equipa de cosplay Akio e amigos. O filme, que estreou a 23 de outubro em apenas algumas salas, conta a história de um velho solitário, alcoólico e marginalizado, que se une a uma espada demoníaca e a uma garrafa de vinho para quebrar uma maldição que assola a sua aldeia. Trata-se de uma comédia de fantasia independente, de série B, inspirada em filmes como “Evil Dead” e “Power Rangers”, misturando humor, ação e um toque de absurdo.

Tal como nas anteriores edições, este projeto, desenvolvido pelo Município da Mealhada, com a parceria do Cineclube Gândara Bairrada e da Aderno – Associação Cultural, procura envolver os jovens, promovendo as suas curtas-metragens. A manhã será dedicada à projeção e apresentação de curtas-metragens da comunidade estudantil e sénior do município, com a participação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da CADES, da Seniores Ativos Aderno e do Jardim de Infância Sant´Ana.

Um dos momentos marcantes será, logo pela manhã, a apresentação do logótipo vencedor do “Encontros com o Cinema na Mealhada”, cujas propostas foram elaboradas pelos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre e do Agrupamento de Escolas da Mealhada.

O Encontros procura ser um espaço de reflexão dedicado ao cinema e ao audiovisual, nas diversas vertentes, seja no contexto de ensino/aprendizagem, seja no contexto de afirmação de “film locations” para a indústria cinematográfica nacional e internacional.

Encontros com Cinema na Mealhada

Programa l 7 de novembro l Cineteatro Messias

10h30

Projeção e apresentação de curtas-metragens da comunidade estudantil e sénior do município.

Agrupamento de Escolas da Mealhada; Escola Profissional Vasconcellos Lebre; CADES; Seniores Ativos Aderno; Jardim de Infância Sant´Ana.

12h00

Apresentação oficial do Logótipo e imagem gráfica escolhido para o ENCONTROS, proposto pelos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre na edição 2024

13h00 – Almoço

14h30

Inauguração da exposição EQUINÓCIO de Joana Patrão

15h15

Videojogo – O Velho e a Espada com Marco Santos

BD Arcadian Devils com Jules Spaniard

 

16h30

Painel: Universos e Multiplataformas do Cinema;

Debate sobre os vários mundos onde o cinema atualmente habita e o papel da Inteligência Artificial no futuro da criação artística, como a banda desenhada, videogaming, fotografia e cosplay.

Convidados:

Jules Spaniard – Artista VFX e Ilustrador

João Frias – Designer Gráfico e Diretor Criativo

Marco Santos – Game Designer

Daniel Louro – Videógrafo e Podcaster

Cristina Gomes – Artista Cosplay

Moderador: Paulo Fajardo

 

19h30 l Jantar

21h30

Exibição do filme: O Velho e a Espada

(com a presença do realizador Fábio Powers e da equipa de cosplay Akio e amigos)

Esta é a história de um velho solitário, alcoólico e marginalizado, que se une a uma espada demoníaca e a uma garrafa de vinho para quebrar uma maldição que assola a sua aldeia. O filme é uma comédia de fantasia independente, de série B, inspirada em filmes como “Evil Dead” e “Power Rangers”, misturando humor, ação e um toque de absurdo.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais