Num dia em que os juvenis se estrearam em campeonatos nacionais, a equipa da Bairrada voltou a estar em destaque na prova de contrarrelógio, com a vitória a ficar para António Morgado. No Bombarral, estiveram ainda em competição as juniores femininas e os cadetes, também em ambos os setores.
Arrancaram os Campeonatos Nacionais para as categorias de juvenis, cadetes e juniores, no Bombarral, tendo sido entregues seis títulos de campeão nacional. Os juvenis masculinos e femininos disputaram uma prova de fundo de 21 quilómetros. Já os cadetes e juniores, masculinos e femininos, realizaram as respetivas provas de contrarrelógio individual. Entre estes, os juniores masculinos realizaram um total de 12 quilómetros e os restantes, nove quilómetros.
Na categoria de juniores, no setor masculino, António Morgado (Bairrada) pulverizou a concorrência, à semelhança daquilo que tinha feito no ano passado. O corredor completou o seu esforço individual em 15m45s, menos 28 segundos do que o segundo classificado e menos 53 segundos do que o terceiro. Repetindo o pódio de 2022, os seus colegas de equipa, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues terminaram na segunda e terceira posições, respetivamente.
António Morgado, já habituado ao sabor da vitória, revelou que “é muito bom conseguir repetir o título. É sempre um objetivo da época e foi cumprido. Era um contrarrelógio curto e encontro-me numa fase em que me estou a dar melhor nos contrarrelógios mais longos. No entanto, posso dizer que este me correu muito bem”.
Hoje, dia 7 de agosto, vão ser disputadas as provas de fundo para as categorias de cadetes e juniores masculinos. Pelas 09h30 vão partir os cadetes, tendo pela frente um percurso com 78 quilómetros, correspondentes a quatro voltas a um circuito. Às 15h serão os juniores a entrarem em competição, num percurso de 117 quilómetros, totalizando seis voltas ao circuito.